Lançado Manual para Lives com Orientações às Pró-reitorias e Gerências

Por: Imprensa UEMS | Postado em: 06/07/2020

Material orienta a Comunidade Acadêmica da UEMS sobre produção de Lives

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio de sua Assessoria de Comunicação Social (ACS), lança o "Manual para Lives", uma iniciativa institucional para orientar e estimular a produção de Lives (transmissões ao vivo em redes sociais) que visam levar informação e conhecimento aos diferentes públicos da Universidade. O foco do conteúdo são as pró-reitorias, gerências de Unidade e coordenações de cursos.

Dados apontam que, desde o início da pandemia provocada pelo SARS-Cov-2 (novo coronavírus), com a manutenção do distanciamento social, o quantitativo de veiculação das Lives cresceu entre 70% a 75%, mobilizando espectadores em torno de personalidades e, também, com palestras, mesas de debates e rodas de conversa no âmbito das instituições de Ensino Superior.

"É um tipo de ferramenta muito interessante e necessária. Com o desenvolvimento desse Manual de Orientação para Lives pela Equipe ACS/UEMS, nossos professores, técnicos e mesmo estudantes poderão adotar um melhor planejamento para criação e veiculação de suas Lives. Buscamos atender uma solicitação advinda da reitoria juntamente com o Conselho Gestor da instituição", informa Rubens Urue, responsável pela Assessoria de Comunicação.

As Lives devem seguir um roteiro de produção para que as transmissões alcancem resultados mais efetivos e de maior abrangência entre os públicos da instituição. No âmbito das Pró-reitorias, as transmissões ao vivo irão servir como uma plataforma informativa das ações desenvolvidas, uma forma de "atualização" de processos importantes, como informações sobre Editais ou prestação de contas, por exemplo, afirma Urue.

Já no âmbito das gerências, as Lives poderão potencializar a disseminação de conhecimento, por intermédio de processos pedagógicos administrados por docentes nas Unidades Universitárias da UEMS. A gama de abordagens temáticas é enorme, ao considerarmos que a Universidade possui 60 cursos de Graduação (presenciais e a distância), dois doutorados, 14 mestrados, além de dez cursos de Especialização, e que está presente fisicamente em 15 municípios do MS, e em mais sete polos de Educação a Distância.

Acesse o Manual das Lives AQUI.