UEMS na ROTA reúne pesquisadores e apresenta projetos

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 03/08/2020

Nesta segunda-feira (03), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) reunirá pesquisadores para apresentar e discutir projetos de pesquisa realizados na Universidade, sobre o Corredor Bioceânico. O evento coordenado pelo Observatório Virtual da Rota de Integração Latino-Americana, contará com a participação dos coordenadores dos eixos e bolsistas de PIBIC, PIBEX e Mestrandos, que apresentarão as pesquisas em desenvolvimento com seus objetivos.

As pesquisas apresentadas serão englobadas no projeto UEMS na ROTA, que conta com seis eixos temáticos: 1) Direito, Inovação e Integração; 2) Educação, cultura e impactos sociais; 3) Turismo, Gestão e sustentabilidade; 4) Saúde e Fronteira e Território; 5) negócios e transporte; 6) Agronegócio, Inovação e Biossegurança.

Entre as pesquisas que serão apresentadas está a do acadêmico do quarto ano de Medicina, Felipe Garcia Pereira. Ele vai investigar a compreensão dos caminhoneiros a respeito da hipertensão e o diabetes, associada a percepção de seus hábitos de vida. Felipe ainda vai verificar o impacto de um trabalho de educação em saúde sobre essas definições. “Eu estou achando bem interessante participar da pesquisa, pois o pouco que pesquisei, percebi que trabalhos com essa população com foco na saúde são escassos e também vai me permitir conhecer mais o estado do MS e as condições de saúde das pessoas que passam ou vivem no estado”, afirma Felipe.

Para o coordenador do Observatório Virtual da RILA, professor Ruberval Maciel, a reunião visa dar boas-vindas por parte da gestão da UEMS, aos 30 acadêmicos com ações de pesquisa e extensão com foco na Rota Bioceânica. Será também apresentado o observatório físico e virtual que reunirá informações para os segmentos acadêmicos, governamental e empresarial. “Os projetos de pesquisa e extensão buscam abordar temáticas importantes ligadas ao Corredor Bioceânico e alinhar ações com os setores governamentais, não governamentais e empresariais”, explica Ruberval Maciel.

A reunião será realizada pela plataforma Meet e o link de acesso será enviado para o pesquisadores que fazem parte do projeto. No próxima dia 12/08, um evento aberto ao público, vai apresentar as pesquisas do UEMS na ROTA, com a participação de representantes do setores governamentais, não governamentais e empresarial.