UEMS ofertará Capacitação a Técnicos da Semagro e Agraer

Por: Rubens Urue | Postado em: 24/09/2020

Capacitação ministrada pela UEMS é voltada a Técnicos da Semagro e Agraer

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) irá ofertar a partir do dia 28 de setembro o curso "Manejo de Solos em MS" objetivando capacitar profissionais de ciências agrárias que atuam na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e na Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). O curso é resultado de uma parceria interinstitucional e contará com a ministração de módulos ministrados por docentes da UEMS com sólida formação científica e técnica, peritos em ciências do solo.

O curso ofertará 30 vagas e terá carga horária de 180 horas, sendo distribuído em 9 (nove) semanas de duração. De acordo com o coordenador responsável pela capacitação, esta é mais uma importante ação da UEMS. "A formação é voltada à capacitação técnica dos profissionais da SEMAGRO e AGRAER que atuam no manejo dos solos das diferentes microbacias hidrográficas do MS. Acreditamos que estamos contribuindo para mitigar a degradação dos nossos recursos naturais e impulsionar a sustentabilidade da produção agrosilvopastoril do Estado de Mato Grosso do Sul".

Para o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, o curso de Capacitação demonstra o potencial da Universidade, em particular, dos cursos de ciências agrárias. "É muito importante o envolvimento da UEMS nesse processo que fortalece a troca de experiência junto aos servidores extensionistas do Estado. Com isso teremos mais profissionais no MS preparados e trabalhando em prol do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental", destaca Laércio.

O superintendente da Semagro, Rogério Beretta, informa que o Governo do Estado entende como de fundamental importância o planejamento das ações de agricultura e pecuária, a partir do conceito de microbacias. "Por isso, o curso é o alicerce básico pois, fornecerá formação de alto nível para os Técnicos das instituições envolvidas, dando a eles condições para identificar as áreas prioritárias para executar ações estratégicas de manejo e conservação de solo nos municipios do MS", informa Beretta.

O conteúdo programático do curso e os docentes que ministrarão os módulos temáticos podem ser conferidos NESTE LINK.