UEMS organiza simpósio sobre Segurança Pública e Fronteiras Brasil/Paraguai

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 14/09/2021

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), por meio do Curso de Pós Graduação em Segurança Pública e Fronteiras e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública (NUPESP), realiza o “1º Simpósio Sul-Mato-Grossense de Segurança Pública e Fronteiras Brasil/Paraguai” nos dias 16 e 17 de setembro, com transmissão via Youtube.

A palestra de abertura “Desafios da Segurança Pública na Fronteira BRASIL/PARAGUAI” será ministrada por Chang Fan Delegado de Polícia Federal/Superintendente Regional da SR/PF/MS, às 20h (horário de Brasília), no 16 de setembro.

Na sexta-feira (17), ocorrerá três painéis ao longo do dia, sobre: Contrabando, Tráfico de drogas e Crime Organizado. O primeiro painel “Contrabando”, às 9h (horário de Brasília), terá mediação de Wagner Ferreira da Silva - Coronel PM/Diretor do Departamento de Operações de Fronteira/SEJUSP-MS. E com a participação dos debatedores: Prof. Luciano Stremel Barros –Presidente do IDESP; e Dr. Cléo Matusiak Mazzotti – Coordenador Geral de Polícia Fazendária do DPF.

Às 14h (horário de Brasília), o 2º Painel “Tráfico de drogas” será sob a mediação de Ricardo Rotunno – Promotor de Justiça da 16ª Promotoria de Justiça em Dourados-MS. Com os debatedores: Mauro Ruiz Dias – Diretor Geral de Inteligência – SENAD-PY; e Marcos Paulo Pimentel – Chefe da CRCV/CGPRE/DICOK/PF.

E para finalizar o evento ocorrerá o 3º Painel “Crime Organizado”, às 16h30 (horário de Brasília), com mediação de Élcio D’Angelo - Assessor Especial do Corregedor-Geral do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Com os debatedores: Ubiratan Antunes Sanderson (PF) (PSI) – Deputado Federal (RS); e Edgar Ribeiro Dias – Oficial de Inteligência / Ex-adido civil da agência brasileira de inteligência em Assunção-PY.

A transmissão será pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=s4EOpkYpxzQ

Para certificação de 20h é necessário que os participantes preencham o Formulário de Inscrição, disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1pHBEvFa9-RsieZzcJIaP7JWhhQXGQ9ReUXRA0sQuMqPJHg/viewform