UEMS participa de ações do Governo Presente em Dourados

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 21/11/2019

O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio Alves de Carvalho, participou das reuniões do Governo Presente, em Dourados, na tarde desta quinta-feira (21), com as autoridades municipais de Ivinhema e Ponta Porã. Na edição de Dourados, o governador Reinaldo Azambuja, juntamente com o vice-governador Murilo Zauith e secretários, recebe as demandas de prefeitos e vereadores de 17 cidades da região.

Para o reitor da UEMS, a participação da Universidade no Governo mostra todo compromisso da UEMS com a Educação Superior do Mato Grosso do Sul. “Demonstra toda a parceria que está sendo realizada junto ao Governo do Estado, a bancada federal e estadual, os prefeitos e vereadores dos municípios, no sentido da UEMS ter outras possibilidades de atuação, de expansão e de fortalecimento das Unidades onde os cursos estão presentes”, ressalta o reitor, Laércio de Carvalho.

Durante a reunião com as autoridades municipais de Ponta Porã foi entregue ao Governo do Estado, pela Prefeitura e Câmara Municipal, o pedido para que a UEMS mudasse para o centro da cidade.

Segundo o Prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo, o município hoje tem sido um polo de desenvolvimento por meio dos estudantes, são 12 mil estudantes de Medicina no Paraguai e sete faculdades em Ponta Porã, no Brasil.

“A UEMS tem feito um papel extremamente importante em Ponta Porã, e para sua ampliação necessita de um espaço maior. A nossa reivindicação é para uma Unidade da UEMS ampliada e fortalecida, consequentemente ampliação dos cursos da UEMS. Com isso, o centro de Ponta Porã ganhará mais vida com a Universidade, podendo ter mais atividades culturais e comerciais no período noturno”, destacou Hélio Peluffo.

O vereador, Paulinho Roberto, ressaltou que o pedido ao Governo do Estado foi para o fortalecimento da UEMS de Ponta Porã. “E o fortalecimento seria a destinação de um espaço para a sede própria. A UEMS tem um papel fundamental para a formação de pessoas não só de Ponta Porã, mas da fronteira. A Universidade tem se consolidado nos mais de 20 anos que está presente lá”.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação irá estudar a possibilidade, juntamente com a reitoria e comunidade acadêmica da UEMS de Ponta Porã.

O reitor da UEMS e a Secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta