UEMS participa de Simpósio Global de Água e Energia na Itaipu Binacional

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 14/06/2022

O Gerente da UEMS/Mundo Novo Leandro Marra representou a Universidade no evento

O primeiro Simpósio Global sobre Soluções Sustentáveis em Água e Energia está reunindo, de 13 a 15 de junho, especialistas e representantes de governos, organizações internacionais e setor privado para compartilhar e explorar as melhores práticas em relação ao uso sustentável de água e energia.

A UEMS foi convidada devido ao Convênio que possui com a Itaipu Binacional, coordenado pela Unidade de Mundo Novo. O gerente da Unidade, Leandro Marra, esteve no Simpósio e ressalta sobre a importância do evento. “É uma honra representar a UEMS num evento internacional que apresenta as melhores práticas em água e energia em todo o planeta, que são questões centrais no desenvolvimento territorial sustentável. A economia circular dentro do nexo água-energia-alimentos-qualidade de vida busca uma responsabilidade social corporativa que trabalha a busca de uma Eletricidade Verde com Responsabilidade diferenciada e compartilhada”, destacou Marra.

O evento proporciona uma visão macro da importância global do uso responsável da água e o impacto da sua escassez na qualidade de vida. “Estamos num estado rico em recursos hídricos, mas que vem sofrendo grandes impactos com as mudanças climáticas. É importante a academia se envolver cada vez mais neste tema de descarbonização da Economia, buscando soluções práticas para contribuir com a sociedade e qualidade de vida”, acrescentou o gerente da UEMS em Mundo Novo, que também coordena o convênio UEMS/Itaipu.

Também esteve no Simpósio o professor Jean Rosset, coordenador do Curso de Agronomia da UEMS de Mundo Novo. 

Sobre o Simpósio

O Simpósio Global acontece em um momento crítico, em que mais de 733 milhões de pessoas ainda não têm acesso à eletricidade e mais de 2 bilhões são afetadas pelo estresse hídrico. A interdependência de água e energia deve se intensificar nos próximos anos, com implicações significativas para a segurança energética e hídrica. Ambos os recursos enfrentam demandas e restrições crescentes em muitas regiões devido aos impactos combinados das mudanças climáticas, expansão econômica e crescimento populacional. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês), até 2035, o consumo de energia deverá aumentar em 50%, o que, por sua vez, aumentará o consumo de água do setor energético em 85%.

Para promover soluções para esses desafios globais e a sustentabilidade da água e da energia, o Simpósio está reunindo representantes da ONU e de seus Estados-Membros, líderes e especialistas em água, energia, ecossistemas terrestres e mudanças climáticas, e representantes de outras organizações internacionais e do setor privado.

O Simpósio Global está sendo promovido pela UNDESA, em colaboração com outras organizações da ONU e membros da Rede de Soluções Sustentáveis para Água e Energia. É sediado pela empresa Itaipu Binacional em sua sede no Rio Paraná, em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira do Brasil com o Paraguai, onde opera a usina hidrelétrica de Itaipu.

O evento conta com participantes e palestrantes de mais de 30 nacionalidades.

Fonte: UEMS/Mundo Novo


Anexos: