UEMS premia Projetos de Inovação durante cerimônia virtual

Por: Tatiane Queiroz | Postado em: 02/12/2020

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) premiou projetos de 15 pesquisadores entre docentes, discentes e técnicos-administrativos da Instituição durante a cerimônia virtual da 1ª Edição do Prêmio Inova-UEMS. O evento foi realizado nesta quarta-feira (2) e foi transmitido pelo Canal Oficial da UEMS no Youtube.

O Reitor da UEMS, Laércio Alves Carvalho, participou da abertura do evento. "É um grande desafio, para uma instituição pública, trabalhar com inovação. O Prêmio Inova-UEMS mostra que nossos pesquisadores, nossos técnicos e nossos alunos acreditaram e acreditam no potencial da nossa Universidade", destacou.

Também participaram da cerimônia, a Vice-reitora, Celi Correa Neres, a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), Luciana Ferreira da Silva, a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), Márcia Regina Martins Alvarenga, e o Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Fabio dos Santos Barros.

"Agradeço a toda a equipe da PROPPI que, nesse um ano de trabalho para o desenvolvimento do Prêmio Inova-UEMS, mostrou a nossa energia e a nossa vocação para a pesquisa e para a inovação", afirmou Silva.

O Coordenador do NIT destacou que a inclusão, maior característica da Universidade, também esteve presente no Prêmio Inova-UEMS. "O Edital contemplou todas as áreas do conhecimento e toda a comunidade acadêmica, técnicos, alunos e professores. A UEMS tem inovação por natureza e a grande ganhadora disso é a sociedade sul-mato-grossense", disse Barros.

A palestra de abertura do evento foi realizada pelo pesquisador Araken Alves de Lima, docente do programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial  (INPI). 

O pesquisador falou sobre Propriedade Intelectual. "Estamos cercados de Propriedade Intelectual, a todo topo, em tudo o qe vemos, em tudo o que nos cerca. Marcas, soluções, tecnologias, produtos, tudo está ligado à Propriedade Intelectual, desde o café que nós tomamos até o celular que nós compramos", lembrou Lima.

Premiação

Na primeira Edição do Prêmio Inova-UEMS foi possível, em cada uma das duas modalidades, tanto “Faísca” como “Ascensão”, a inscrição de projetos em 3 categorias principais de Propriedade Intelectual: Direito Autoral; Propriedade Industrial e Proteção Sui Generis, que abrigam, entre outros tipos de produções, obras literárias, programas de computador, patentes de invenção, marcas, cultivares e um grande número de outros tipos de inovação.

Confira os nomes dos coordenadores e as propostas vencedoras em cada categoria:

Modalidade “Faísca”

CATEGORIA - DIREITO AUTORAL

1° Lugar - Coordenação: Técnico Administrativo Ronaldo Rodrigues Moises
Projeto: Contou com a colaboração do servidor José Aparecido da Costa.  Criação de um sistema digital de catalogação e orientação de estrutura física e recursos humanos da UEMS, que tem por objetivo auxiliar na orientação e na mobilidade de pessoas com deficiência visual e demais pessoas que buscam por serviços dentro da Universidade.

2º Lugar - Coordenação: Professora Luiza Cristiane Fialho Zazycki
Projeto: Contou com a participação do professor Tiago Pasqüetti Junior e da discente Evelyn Lopes de Oliveira. Desenvolvimento de tecnologias para a produção de farinhas à base de insetos para o enriquecimento de ração de uso na alimentação animal.

3º Lugar - Não houve projetos classificados.

 

CATEGORIA - PROPRIEDADE INDUSTRIAL

1º Lugar - Coordenador: ProfessorTiago Junior Pasquetti
Projeto: Contou com a colaboração dos mestrandos em Zootecnia (UEMS) Kevyn Napoleão Moraes Pereira e Giovana de Arruda Castelo; além da servidora e doutoranda em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária (UCDB), Vanessa Aparecida de Moraes Weber; bem como do mestrando em Computação Aplicada, área de concentração em Tecnologias Computacionais para Agricultura e Pecuária – (UFMS), Fabrício De Lima Weber; da graduanda do curso de Zootecnia da UEMS, Sabrina Eva de Souza e do membro da Cooperativa Agropecuária São Gabriel D’oeste – (Coasgo), Fernando Yukio Yoshida. Tecnologia alternativa para pesagem de animais de criação vivos.

2º Lugar - Coordenadora: Professora Raquel Rosan Christino Gitahy
Projeto: Contou com a colaboração da professora Claudia Karina Ladeia Batista. Desenvolvimento de jogo educativo voltado aos estudantes de direito e desenvolvido com base na metodologia ativa de gamificação.

3º Lugar - Coordenador: Professor Flávio Ferreira da Silva Binotti
Projeto: Contou com a colaboração de Edilson Costa, Fabiana dos Santos Rando, Cássio de Castro Seron, Gustavo Haralampidou da Costa Vieira e Tiago Zoz. Produção de bioestimulantes de bioconversão específicos para melhorar a eficiência nos sistemas em que a biomassa produtora pode ser usada para produção de energia renovável como biogás, biodiesel e bioetanol.

 

CATEGORIA PROTEÇÃO SUI GENERIS

1º Lugar - Coordenador: Eduardo Pradi Vendruscolo
Projeto: Contou com a colaboração dos docentes Tiago Zoz, Cassio de Castro Seron e Murilo Battistuzzi Martins, bem como dos discentes Gabriel Furlan Polo e Rafael Alves da Silva. Desenvolvimento de novas cultivares de quiabo adaptadas ao cultivo nas condições edafoclimáticas do Cerrado brasileiro.

 

Modalidade “Ascensão”

CATEGORIA DIREITO AUTORAL

1º Lugar - Coordenador: Técnico Administrativo Luiz Alberto Ruiz da Silva
Projeto: Contou com a colaboração dos professores Rogério Dias Renovato e Marcos Antonio Nunes de Araújo. Dicionário crítico de tecnologias educacionais em saúde.

2º Lugar - Coordenador: Professor José Carlos Rosa Pires de Souza
Projeto: Produção didática lúdica, em formato de palavras-cruzadas, para o aprendizado de psicopatologias.

3º Lugar - Coordenador: Professor José Carlos Rosa Pires de Souza
Projeto: Contou com a colaboração da psicóloga Janis Faker. Peça teatral relacionada à prevenção ao suicídio.

 

CATEGORIA PROPRIEDADE INDUSTRIAL

1º Lugar - Coordenador: Acadêmico Paulo Sidnei Stringhini Júnior
Projeto: Contou com a colaboração do professor Vinícius de Oliveira Ribeiro. Equipamento que melhora as condições de tratamento de efluentes, colaborando para a redução do impacto ambiental aos ecossistemas.

2º Lugar - Coordenador: Professor Fabricio Antonio Deffacci
Projeto: Contou com a colaboração dos docentes Carlos Otávio Zamberlan e Omar Jorge Sabbag, bem como dos acadêmicos do curso de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas, Daniele Paula Juchneski, José Brites dos Santos, Michelle Christina Castilho Ribeiro da Silva, Marcos Roberto Alencar da Silva e Priscila Judice Lemes. Intitulado como “Assafam: a geração de renda sobre o desperdício na agricultura familiar”.

3º Lugar - Coordenador: Técnico Administrativo Ronaldo Rodrigues Moises
Projeto: Contou com a colaboração do servidor José Aparecido da Costa. Criação de identificação em braille em material alternativo para a identificação dos setores da UEMS para estudantes com deficiência visual. 

 

CATEGORIA PROTEÇÃO SUI GENERIS

1º Lugar - Coordenação: Professor Tiago Zoz
Projeto: Contou com a colaboração dos docentes Eduardo Pradi Vendruscolo, Cassio de Castro Seron e Murilo Battistuzzi Martin, bem como do discente Rafael Alves da Silva. Desenvolvimento de híbridos de pepino com aptidão para indústria e consumo in natura adaptados para cultivo no Cerrado brasileiro.

 

Menção Honrosa

O Prêmio Inova-UEMS também dedicou Menção Honrosa a outros quatro projetos e equipes que se destacaram no quesito Inovação. São eles:

1. Equipe: Coordenação do acadêmico Artur Guerra Rosa e colaboração da discente do Programa de Pós-graduação em Agronomia,  Maiele Leandro da Silva. Projeto: Desenvolvimento de ferramenta online fácil e intuitiva para análises estatísticas.

2. Equipe: Coordenação da professora Cristiane Meldau de Campos, com colaboração dos docentes André Luiz Julien Ferraz e Deliane Cristina Costa, do professor Jayme Povh (UFMS) e Robson Andrade Rodrigues (UFSC), além das discentes de Pós-graduação Fulvia Cristina de Oliveira (UFMS) e Gleice Kelli Vieira (UEMS), e acadêmicos da graduação Fayane Espírito Santo e Patrini Rodrigues (UEMS). Projeto: Desenvolvimento de tecnologias para a produção da piscicultura que sejam menos impactantes ao meio ambiente com destaque para o sistema de bioflocos, que promove economia de água e necessita de menor fornecimento de ração para o adequado desenvolvimento dos peixes.

3. Equipe: Coordenação da professora Adriana de Fátima Gomes Gouvêa, com participação das docentes Angélica de Cássia Oliveira Carneiro e Ana Márcia Macêdo Ladeira Carvalho (Universidade Federal de Viçosa), além do acadêmico de pós-graduação Emerson Belarmino Costa. Projeto: Desenvolvimento de tecnologias para a utilização de biomassa residual do processo de beneficiamento de frutos de espécies nativas do Cerrado para fabricação de biocarvão, bio-óleo e briquetes.

4. Equipe: Coordenação do acadêmico Ricardo Rocha da Costa e colaboração dos acadêmicos de Engenharia Física Ana Carolina Morais de Souza, João Aparecido Machado e João Pedro Moreira Nodari, bem como dos empresários Nélison Ferreira Corrêa e Márion Henry Ribeiro Dantas. Projeto: Automação agrícola para agricultura familiar e pequenas propriedades.


Anexos: