UEMS realiza aula inaugural do projeto UMA/UEMS, inédito no estado, no dia 20 de março

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Campo Grande, (UEMS/Campo Grande) convida para o lançamento do projeto inédito no estado: “Universidade da Maturidade”. A aula inaugural acontecerá no dia 20 de março, segunda-feira, às 13h30, no Auditório da UEMS de Campo Grande.
O Reitor da UEMS, Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho, destaca que este projeto tem como objetivo desenvolver uma tecnologia social que se concentra na educação, empreendedorismo, saúde e bem-estar, esporte, lazer, cultura e turismo, promovendo assim um desenvolvimento integral que enfatiza a qualidade de vida e a cidadania da população idosa. Ao longo dos seus 30 anos de existência, a UEMS tem se dedicado a fornecer educação superior de qualidade, com inclusão social, para todos os sul-mato-grossenses.
Como uma tecnologia social, a Universidade da Maturidade tem por objetivo, conforme explica o gerente da Unidade Campo Grande e coordenador do projeto, Prof. Dr. Djanires Lageano Neto, promover a educação e a saúde intergeracional. Então, “para nós da UEMS receber um projeto como esse em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma alegria porque essa ação coaduna com a missão da UEMS de inclusão, de promoção da educação com qualidade, de promoção da saúde e bem-estar das pessoas, e mais ainda para a população acima de 45 anos, que sabemos que precisam ter condições para um envelhecimento saudável. A participação da comunidade acadêmica neste projeto de extensão, piloto na Unidade Campo Grande, é mais um grande passo para a nossa acreditação da extensão e também uma ação de responsabilidade social com a nossa sociedade”.
Aulas da UMA/UEMS
As aulas da UMA serão ministradas por docentes e colaboradores da UEMS e da UFT que possuem experiência e qualificação acadêmica. Como programa de extensão, haverá uma dupla certificação, intitulada de “Educador Político-Social do Envelhecimento Humano”. Essa certificação poderá contribuir com o reingresso ao mercado de trabalho, como também possibilitar novos conhecimentos e experiências de vida.
O curso é aberto para maiores de 45 anos. A ementa pedagógica é ampla permitindo uma visão tecnológica do contexto de envelhecimento e não limitando o público alvo a somente idosos. “A UMA abre espaço para formação na maturidade. É um espaço de acolhimento e integração, por isso não recebemos somente idosos, mas a sociedade em geral. Todos nós temos que aprender nosso papel social e fisiológico no envelhecimento humano”, explica a professora Neila Barbosa Osório, coordenadora da UMA-UFT.
Veja aqui as disciplinas do curso.
O Projeto UMA/UEMS tem duração de 2 anos (4 semestres), de acordo com o Projeto Político Pedagógico. O estudante deverá ter no mínimo 75% de participação nos módulos previstos. As aulas ocorrerão presencialmente na UEMS (saída para Rochedo) sendo a Turma Matutina (Segundas, Quartas e Sextas, das 08h às 11h30) e a Turma Vespertina (Segundas, Quartas e Sextas, das 13h30 às 17h).