UEMS recebe primeiro certificado do INPI

Por: Imprensa UEMS | Postado em: 18/12/2018

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) foi certificada como titular do programa de computador de tecnologia educacional pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). A tecnologia foi desenvolvida no programa de Pós-graduação Mestrado Profissional - Ensino em Saúde (PPGES).

O mestre, Fernando Dib Gonçalves, desenvolveu o sistema de gerenciamento de aprendizagem que reúne todo acervo digital de dados e informações relacionadas aos conteúdos disciplinares da pós-graduação. O trabalho foi desenvolvido com coorientação professora, Drª. Glaucia Gabriel Sass, e orientação do professor, Dr. Rogério Dias Renovato.

Foram dois anos de pesquisa, desenvolvimento e aplicação até que o programa fosse depositado no INPI. O sistema de gerenciamento foi criado no programa de Pós-graduação Mestrado Profissional - Ensino em Saúde (PPGES), que está vinculada à formação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Saúde (GEPES) criado em 2009. O intuito do programa é fortalecer o trabalho interdisciplinar no âmbito da Educação e da Saúde, divulgar as pesquisas em andamento e direcionar os futuros projetos. O PPGES tem como área de concentração o Ensino em Saúde e duas linhas de pesquisa: Formação em Saúde e Práticas Educativas em Saúde.

Agência de Inovação da UEMS

Se você inventou uma nova tecnologia, seja para produto ou processo, pode buscar o direito a uma patente. A patente também vale para melhorias no uso ou fabricação de objetos de uso prático, como utensílios e ferramentas. Ela pode ser uma Patente de Invenção (PI) ou Patente de Modelo de Utilidade (MU). Ou se você desenvolveu um programa de computador ou sua versão mais atualizada, é possível solicitar o registro ao INPI por meio do sistema eletrônico e-Software. O registro garante maior segurança jurídica ao seu detentor, caso haja demanda judicial para comprovar a autoria ou titularidade do programa. A Agência de Inovação integra a Assessoria de Projetos e Captação de Recursos e Assessoria de Inovação e Tecnologia (NIT-UEMS) auxilia os pesquisadores nesse processo.

Mais informações com a Assessoria de Inovação & Tecnologia (NIT/UEMS)

Professora Dra. Loreci Gottschalk Nolasco

Fone: 67-3902-2421