UEMS tem 28 cursos estrelados pelo Guia da Faculdade

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 07/10/2019

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) teve 28 cursos estrelados no “Guia da Faculdade”, primeira publicação do Estadão e Quero Educação que substitui Guia do Estudante. Foram 14 cursos com nota quatro e 14 cursos com nota três.

Os cursos são apresentados de acordo com os seguintes conceitos de qualidade: 5 estrelas (excelente), 4 estrelas (muito bom), 3 estrelas (bom) e Não-estrelado.

Foram estrelados com quatro estrelas os cursos: Letras Bacharelado (Campo Grande), Turismo (Campo Grande), Letras (Português/Espanhol) (Dourados), Administração (Maracaju), Direito (Paranaíba), Ciências Biológicas (Mundo Novo), Engenharia Ambiental e Sanitária (Dourados), Ciências Contábeis (Ponta Porã), Ciências Sociais (Amambai), Matemática (Nova Andradina), Turismo (Dourados), Matemática (Cassilândia), Ciência da Computação (Dourados), Letras - Português / Inglês (Jardim).

Com três estrelas ficaram os cursos: Geografia (Jardim), Administração (Ponta Porã), Ciências Econômicas (Ponta Porã), Enfermagem (Dourados), Sistemas de Informação (Dourados), Direito (Naviraí), Gestão Ambiental (Coxim), Ciências Biológicas  (Coxim), Zootecnia (Aquidauana),  Engenharia Florestal (Aquidauana), Agronomia (Aquidauana), Agronomia (Cassilândia), Pedagogia (Campo Grande), História (Amambai).

Sobre a avaliação

O GUIA DA FACULDADE utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de mais de 11 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do GUIA atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior.

Cursos Avaliados

• Nem todos os cursos entram no processo de avaliação. Para serem analisados, eles precisam atender aos seguintes critérios:
    • Ser presencial -- cursos a distância (EAD) não foram avaliados
    • Ter a titulação de Bacharelado ou Licenciatura
    • Ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados
  • O GUIA DA FACULDADE avalia os cursos de acordo com as cidades nos quais eles são oferecidos. Se a mesma instituição de ensino oferece o curso de Administração em várias cidades, cada um deles recebe uma nota específica. A única exceção é no caso de diferentes ofertas do curso dentro da mesma cidade. Nessas situações, apenas o curso mais antigo da instituição naquela cidade é avaliado

Avaliadores

• São mais de 6 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores do GUIA DA FACULDADE. É um trabalho voluntário, sem remuneração
  • Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham.