UEMS tem 5 projetos selecionados para o Prêmio Destaque CNPq

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 11/02/2019

Cinco projetos de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, foram escolhidos para participar do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, promovido pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A premiação é voltada para estudantes Bolsistas de Iniciação Científica e Bolsistas de Iniciação Tecnológica que desenvolveram projetos no período de 1º de agosto de 2017 a 31 de julho de 2018.

Na Unidade de Aquidauana o projeto selecionado foi da bolsista Isadora Luciano de Andrade, acadêmica do curso de Agronomia. O projeto foi desenvolvido na área de melhoramento vegetal com o tema: “Diversidade genética de populações de gossypium barbadense encontradas no pantanal sul-mato-grossense”, a pesquisa conta com orientação da professora Deisy Lúcia Cardoso Alexandrino Santos.

Em Dourados, foram 2 projetos selecionados para o Prêmio. Na área da Educação, a pesquisa: “Construção da identidade positiva com valorização da estética da criança negra ” desenvolvida pela acadêmica de Pedagogia, Sarah Keuller Alencar da Silva Guimarães, sob orientação da professora Maria José de Jesus Alves Cordeiro.

O curso de Química Industrial da Unidade de Dourados também estará representado no Prêmio, através da pesquisa “Avaliação da atividade fotoprotetora de chás de espécies do gênero campomanesia”. O projeto é da acadêmica Larissa Gaiola com orientação da professora Claudia Andrea Lima Cardoso.

Dois projetos foram selecionados para representarem a UEMS de Naviraí. No curso de Engenharia de Alimentos, a acadêmica Luana Poiares Barboza sob orientação da professora Priscila Neder Morato concorre ao Prêmio com a pesquisa “Comparação das características físico-químicas e capacidade antioxidante da castanha do baru, castanha de caju e castanha-do-brasil”.

O projeto “ Modelagem Estrutural, Síntese e Caracterização do Composto Híbrido Hidrotalcita-Hidroxiapatita” também participa do Prêmio. A pesquisa é desenvolvida no curso de Quimíca da mesma Unidade pela acadêmica Creuza Kimito Caceres Kawahara, com orientação do professor Alberto Adriano Cavalheiro.

O Prêmio Destaque avaliará projetos universitários de todo País. A premiação irá avaliar os aspectos de relevância e qualidade de seu relatório final de pesquisa.  As instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) que contribuíram de forma relevante para o alcance das metas do Programa também são premiadas.

Os trabalhos selecionados para o Prêmio podem ganhar um valor de R$ 7 mil reais. A premiação será durante a Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, que acontecerá de 21 a 27 de julho.

Bolsa CNPq

A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq com objetivo de despertar jovens talentos para a ciência. Os programas institucionais dirigidos aos estudantes do Ensino Superior são: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC-Af, e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico - PIBITI. Os programas por quotas ao pesquisador são Iniciação Científica - IC e Iniciação Tecnológica Industrial - ITI.