UEMS transmite Conferência Livre das IES do MS em nova etapa do CONAPE Estadual

Por: Imprensa UEMS | Postado em: 21/09/2021

Evento será transmitido pelo Canal da UEMS Oficial no YouTube

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) é parceira da Conferência Nacional Popular de Educação - Etapa Estadual CONAPE 2021, em preparação ao CONAPE 2022. A Universidade compõe a Coordenação Estadual do evento e conta com participação de diversos docentes em diversas etapas desta ação. Deste modo, a UEMS realizará a transmissão de uma das etapas preparatórias do evento, a Conferência Livre em conjunto com outras Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado, que ocorrerá nesta sexta-feira (24), às 18h,  que será transmitida pelo Canal da UEMS Oficial no YouTube (Acesse aqui).

O tema da Conferência Livre será "A educação superior e a construção de um projeto de nação soberana em defesa da democracia e do Estado de direito", com a presença do palestrante convidado, prof. Dr. Romualdo Portela (USP/ANPAE), com mediação da profa. Dra. Regina Tereza Cestari de Oliveira (UCDB). Integram esta Conferência Livre representantes das Universidades Federais da Grande Dourados (UFGD), do Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Universidade Anhanguera-Uniderp, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Unigran, além do Fórum Estadual de Educação do MS (FEEMS).

A CONAPE é fruto de trabalhos do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), que é embasado, por sua vez, numa articulação de entidades nacionais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação. A iniciativa é construída por meio do diálogo permanente com fóruns pelos estados do país.

Ao todo, mais de 40 (quarenta) entidades nacionais do campo educacional e é organizado a partir de uma Coordenação Executiva e 3 (três) comissões, conforme seu regimento interno. É, portanto, um espaço de resistência e luta pela democracia, em seu mais amplo sentido, e pelos direitos sociais, o que inclui a luta pela educação pública e popular, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade social, com gestão pública, desde a educação infantil até a pós-graduação.

Neste contexto, a CONAPE será trabalhada em eventos estaduais por meio de etapas preparatórias da CONAPE 2022 (municipais, regionais, livres, estaduais e Distrital), que se realiza sob um Tema Geral. No Estado de MS, o evento conta com várias parcerias, dentre as quais a UEMS, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade, a Secretaria de Estado de Educação (SED/MS) e a Federação dos Trabalhadores em Educação do MS (FETEMS) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).