UEMS/Aquidauana: Ação de extensão “UEMS de Portas Abertas” recebe comunidade na Universidade

Por: Gisleine Rodrigues | Postado em: 06/09/2022

No sábado, 03 de setembro, a Unidade Universitária de Aquidauana recebeu o evento de extensão do curso de Engenharia Florestal da UEMS em parceria com Centro de Educação Profissional Geraldo Garcia (CEPA), “UEMS de Portas Abertas”. Onde alunos e professores das instituições de ensino observaram a necessidade de aproximação com a comunidade para promover a valorização do meio ambiente e despertar o interesse da comunidade pelo ensino superior, com atividades distribuídas em oito horas de duração.

A primeira edição do “UEMS de Portas Abertas” atendeu 110 alunos do ensino básico e médio da escola Irene Cicalise, no município de Aquidauana-MS. As atividades foram organizadas para os alunos e contou, também, com o acompanhamento dos seus professores, que participaram ativamente.

Como equipe executora, o Evento de Extensão contou com a coordenação da Profa. Me. Adriana Soares Luzardo Couto, pelo CEPA e do Prof. Dr. Allan Motta Couto, pela UEMS. Na equipe também estavam presentes os professores Diego Pierre de Almeida, Patrícia Vieira Pompeu, Norton Hayd Rego, Luiza Cristiane Fialho Zazycki, Tatiane Sanches Jeromini, Pablo Teixeira Salomão (IFMS-Aquidauana), Thiago Woiciechowski e mais 40 alunos do CEPA e da UEMS.

Em sincronia, toda a equipe cuidava, direcionava, instruía e auxiliava os participantes da comunidade local nas atividades propostas, com o auxílio preventivo do Corpo de Bombeiros como segurança na execução das atividades de maior periculosidade, de tal forma que ninguém ficou de fora, tendo a participação de todos.

O “UEMS de portas abertas” tem como objetivo ampliar a consciência ambiental infanto-juvenil na comunidade por meio de atividades divertidas, enquanto divulga e fortalece a identidade da UEMS na sociedade. Com o tempo, o desejo é que os jovens participantes do “UEMS de Portas Abertas” se tornem adultos mais conscientes com relação às questões ambientais.

UEMS e a Comunidade

Coordenador da Ação de extensão, o professor Allan Couto explica que é comum instituições de ensino abrirem suas portas para a comunidade. Nestes eventos o que mais se tem observado é um grande público participante, contudo esse grande público é trabalhado de forma rápida, vaga e pouco intensa, sendo, às vezes, restrita a mera observação do que se pratica nestas instituições. Mas a simples observação pode não ser a melhor estratégia de divulgação do que se faz em uma instituição de ensino. Sendo assim, a organização do “UEMS de Portas Abertas”, entende que o oferecimento de atividades práticas, divertidas, formativas e informativas é uma estratégia mais assertiva para alcançar o objetivo de aproximar a universidade da comunidade.

O “UEMS de Portas Abertas” busca trabalhar com um público menor, uma escola por edição, no entanto, de forma mais intensa e especifica. Espera-se assim que a ação seja mais efetiva para efeito de divulgação da parceria da UEMS com o CEPA, o desejo é que o que se praticar neste evento dificilmente seja esquecido pelos participantes. De acordo com a faixa etária do público, foi trabalhado de forma mais lúdica com as crianças e informativa com os jovens. Foram realizadas diversas atividades como oficina de compostagem, produção e plantio de mudas florestais, realização de trilha ecológica, prática de escalada, caça ao tesouro de forma temática e divertida, pintura facial e, por fim, a realização dos Jogos Florestais, uma dinâmica e divertida gincana. Tudo foi estruturado para trabalhar a educação ambiental com os participantes.

Esse é um evento de extensão de edição única, como um projeto piloto do que o Curso de Engenharia Florestal gostaria de praticar com periodicidade semestral para atender diversas outras instituições do ensino básico, médio e técnico no futuro próximo, médio e distante, em formato idêntico a ação piloto, trabalhando uma escola por vez de forma intensa, com atividades práticas em temáticas da educação ambiental.

O professor Allan explica a importância do evento “UEMS de Portas Abertas” como um agente transformador de um cenário onde é nítido o desrespeito que a sociedade tem praticado com as questões ambientais. Observando, de forma geral, o desinteresse da comunidade para o ensino superior, em que jovens sem perspectiva para a vida adulta são cada vez mais frequentes. Portanto, “as Instituições de ensino superior têm por obrigação auxiliar na alteração do rumo nada promissor que estamos tomando e cada vez mais devemos atuar de forma intensa na extensão universitária. Aqui na UEMS de Aquidauana, nós do curso de Engenharia Florestal continuaremos a fazer nossa parte, e desejamos que toda nossa comunidade acadêmica da UEMS abrace essa causa”.

Para o ano de 2023 a expectativa é realizar a ação em diversas outras escolas de Aquidauana e região, buscando ampliar o relacionamento da UEMS com a comunidade.

Saiba como foi a ação UEMS de Portas Abertas no nossa galeria de fotos, clique AQUI.