UEMS/Aquidauana: Ação de internacionalização promove visita de equipe da República Tcheca a UEMS

Por: Gisleine Rodrigues | Postado em: 22/09/2022

Prof. Marcus Vinícius, Srta. Lenka e Consul Evandro no Núcleo de Conservação de Bovinos Pantaneiros

A Unidade Universitária de Aquidauana, representada pelo docente do Curso de Zootecnia, Prof. Dr. Marcus Vinicius Morais de Oliveira, promoveu uma ação de internacionalização, com a visita do Consul Honorário da República Tcheca em Mato Grosso do Sul, o médico veterinário Dr. Evandro Trachta, e da diretora e coordenadora da INEX (Association for Voluntary Activities - Associação para Atividades Voluntárias) de Praga, capital da República Tcheca, Srta. Lenka Kaderabkova, entre os dias 06 a 08 de setembro.

Diretora do Programa INEX, Lenka Kaderabkova, está no Brasil há poucas semanas e veio a UEMS de Aquidauana, interessada em verificar as possibilidades de parcerias e trabalhos que possam ser desenvolvidos com os indígenas Terena através do Instituto Intercultural Terena.

E, também, para conhecer o trabalho realizado com os Bovinos Pantaneiros e apresentar o Programa INEX ao corpo docente para ser avaliada a possibilidade de parcerias acadêmicas e científicas com os docentes e pesquisadores da UEMS/Aquidauana.

“Essa é uma grande oportunidade para os Cursos de Graduação e Pós-graduação das Ciências Agrárias receberem estudantes voluntários da República Tcheca para o acompanhamento das pesquisas aqui desenvolvidas”, destaca o professor Marcus Vinícius.

Para viabilização desta parceria precisa ser efetuado previamente um convênio entre as instituições. Vale ressaltar que as ações de internacionalização com a República Tcheca, estão sendo alinhadas desde o ano de 2018, com a visita do professor Marcus Vinicius as cidades de Praga e Brno, onde conheceu professores, infraestrutura e pesquisas desenvolvidas no Campus da Mendel University e da University of Veterinary Sciences Brno Vetuni.

Visita a Mendel University e University of Veterinary Sciences Brno Ventuni em 2018

Programa INEX

A INEX (Association for Voluntary Activities - Associação para Atividades Voluntárias), é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em 1991, para realizar e apoiar o voluntariado internacional e a educação intercultural entre estudantes da República Tcheca com diversos países do mundo. Hoje o Programa INEX mantem uma parceria proveitosa com a cidade de Batayporã/MS, no intercâmbio de jovens, há 12 anos.

Mais informações sobre o Programa INEX podem ser obtidas no site https://www.inexsda.cz/en/about-us/