UEMS/Aquidauana: Programa de Estatísticas desenvolvido por acadêmico é publicado em conceituado periódico da CAPES

Por: Gisleine Rodrigues | Postado em: 27/10/2021

Do projeto de ensino intitulado “Aplicações estatísticas e seus fundamentos no ensino da graduação”, realizado na Unidade Universitária de Aquidauana, surgiu o Programa Run Data, da área de estatística. Desenvolvido pelo discente da graduação em Agronomia, Artur Guerra Rosa, sob orientação da Profa. Dra. Maiele Leandro da Silva, o Programa tem o objetivo de auxiliar os discentes das disciplinas e monitorar a toda comunidade acadêmica em seus trabalhos de pesquisas.

A professora Maiele Leandro da Silva, que leciona na UEMS/Aquidauana, explica que existem vários programas estatísticos gratuitos, porém com a necessidade de download, e ainda de difícil acesso e entendimento para maior parte da população acadêmica, fazendo com que os acadêmicos precisem buscar pessoas que os auxiliem em suas análises, o que, muitas vezes, isso tem um custo econômico.

“O Run Data é uma ferramenta web que realiza análises estatísticas na área de ciências agrárias por meio da linguagem de programação R, de forma intuitiva, simples e gratuita; e por ser online, não necessita de instalação, apenas um navegador com conexão à internet. Esta ferramenta realiza testes de normalidade, variância, comparação entre médias e regressão. Entre seus objetivos, essa nova ferramenta é para facilitar o acesso aos usuários (comunidade acadêmica), pois este programa foi desenvolvido para ser de fácil acesso e intuitivo para novos usuários, além de conter um site que fornece total suporte e visa o fácil aprendizado, oferecendo suporte necessário para qualquer usuário que deseje aprender e realizar suas análises estatísticas”, completa a pesquisadora.

O programa estatístico está sendo utilizado na disciplina de Experimentação Agrícola de forma remota, onde os alunos podem fazer suas análises estatísticas de forma prática, rápida e com bons resultados.

Reconhecida a relevância do Projeto desenvolvido na UEMS, o programa foi publicado em periódico conceituado pela Capes, disponível no link:

A equipe criadora do Run Data explica que” este programa foi realizado por estudantes para estudantes. Com um objetivo simples de trazer uma forma fácil e intuitiva para rodar testes estatísticos. Originalmente o sistema é focado para a área de estatística agrícola, mas se os testes atenderem a demandas diferentes, todos estão livres para utilizar”.

Para conhecer o site do Run Data, clique AQUI.