UEMS/Campo Grande: Bacharelado em Geografia conquista avanços para o curso junto ao CREA-MS

Por: Gisleine Rodrigues | Postado em: 13/01/2022

Alunos da graduação em atividades práticas com o uso de equipamentos profissionais

O Curso de Geografia Bacharelado da Unidade Universitária de Campo Grande comemora uma grande conquista em sua estrutura curricular, que passa a garantir as atribuições e competência previstas aos egressos que se tornarão profissionais Geógrafos e Geógrafas, além de ampliarem as atribuições destes para o Cadastro Nacional de Imóveis Rurais, pautadas em levantamentos topográficos e no georreferenciamento de imóveis.

A conquista foi alcançada após o Plenário do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS) aprovar, na Sessão Ordinária realizada em 12 de novembro de 2021, a Revisão de Registro do curso de Bacharelado em Geografia da UEMS/Campo Grande.

Para o atual coordenador do curso, o Prof. Dr. Rafael Oliveira Fonseca, esta é uma conquista que resulta do trabalho de todo o grupo docente que atuou intensamente na revisão do atual Projeto Pedagógico do Curso e que “nos possibilitou neste momento ingressarmos com esta demanda junto ao CREA-MS, ampliando, por exemplo, as atribuições profissionais de nossos egressos”.

“Isso proporcionará aos egressos maiores possibilidades na atuação profissional e posiciona o Bacharelado em Geografia da UEMS como um curso diferenciado que visa formar profissionais com uma concepção pluralista e técnica por meio de uma sólida formação interdisciplinar, contribuindo para o planejamento e a gestão do território sul-mato-grossense”, explica um dos professores do curso, o Prof. Dr. Edwaldo Henrique Bazana Barbosa.

O professor Bazana enfatizou ainda a atuação do Prof. Dr. Vinícius de Oliveira Ribeiro, docente da UEMS em Dourados e membro da Câmara Especializada de Eng. Civil e Agrimensura do CREA-MS, que compreendeu e defendeu a demanda apresentada pelo curso de Geografia Bacharelado perante o Conselho.

A coordenação do Curso destaca que continuará desenvolvendo ações para fortalecer a orientação das disciplinas focadas na preparação dos alunos para a atuação no mercado de trabalho, na gestão do território sul-mato-grossense, contribuindo assim para sociedade de forma geral.