UEMS/CG: Equipe da UEMS participa de reunião de trabalho com SUBJUV

Por: Gisleine Rodrigues | Postado em: 09/09/2021

Na manhã desta quinta-feira, 09 de setembro, o reitor Laércio Alves de Carvalho e a vice-reitora Celi Correa Neres, acompanharam a equipe da Universidade Universitária de Campo Grande, em uma reunião de trabalho com a equipe da Subsecretaria de Políticas para a Juventude (SUBJUV) do município.

Entre os participantes estavam presentes o Gerente da UUCG, Prof. Dr. Djanires Lageano Neto, que destaca que “a UEMS busca o diálogo com a SUBJUV para aproximar a Universidade da comunidade com nossas ações de pesquisa e extensão vindas dos nossos 11 cursos de graduação, bem como divulgar mais os cursos da Unidade, até porque a UEMS/Campo Grande possui mais de 1200 acadêmicos em situação de vulnerabilidade, a maior parte jovem”, justamente o público atendido pela Subsecretaria.

Representando as graduações da UUCG, estiveram presentes os seguintes coordenadores de curso:

Prof. Dr. Matheus Vinícius Fernandes (Artes Cênicas e Dança); Prof. Dr. Marcos Antônio Bessa-Oliveira (Teatro); Profa. Dra. Maria de Lourdes Silva (Pedagogia); Profa. Dra. Débora Fittipaldi Gonçalves (Turismo); Prof. Dr. Airton Aredes (Geografia Licenciatura); Prof. Dr. Rafael Oliveira Fonseca (Geografia Bacharelado); Profa. Dra. Vanessa Arlésia de Souza Ferretti (Letras Português-Espanhol e suas literaturas); Prof. Dr. Marlon Leal Rodrigues (Letras Português-Inglês e suas literaturas).

Essa parceria que está nascendo entre a UEMS e a SUBJUV conta com o amplo apoio da bancada política estadual e federal, como representada na fala do Deputado Federal Vander Loubert: esse é um momento muito especial, pois a universidade que queremos é exatamente essa que a UEMS pratica, no sentido de interagir com a sociedade civil e de proporcionar aos jovens de baixa renda acesso e oportunidade a uma melhor formação e carreira.

Celi Correa Neres, professora doutora e vice-reitora da UEMS,  relata que a Universidade Estadual sempre somou força com as secretarias, tanto do governo estadual, como dos municípios do estado para atender as demandas locais e aproximar mais ainda a UEMS da comunidade, o que vai ao encontro do que a Subsecretaria da SUBJUV, Laura Marina Ferreira de Souza Miranda, ressalta: o entendimento da Subsecretaria da Juventude, é que pra gente obter políticas mais efetivas precisamos de parcerias, parcerias sólidas que nos ensinem como atuar, por isso a UEMS chegou em boa hora, aqui na SUBJUV estamos construindo, através do Centro de Referência da Juventude, uma rede de parceiros em prol da juventude campo-grandense, que hoje representa 30% da nossa população, e que precisa ser acolhida com projetos que valorizem a vida e proporcionem o empoderamento desse público, porque eles são os atuais construtores do desenvolvimento da nossa Capital.

“Vivemos um momento muito importante para a UEMS, visando estabelecer essa parceria para atendimento de várias demandas do município de Campo Grande, com o principal público da UEMS, o jovem, a partir das ações da pesquisa e extensão já desenvolvidas na Unidade. Assim, vamos conseguir fortalecer ainda mais essas ações com a parceria da Subsecretaria de Juventude, agindo direto nos bairros, com o público-alvo, direcionado para que tenhamos resultados cada vez melhores, com qualificação que capacite esses jovens a ingressar na universidade, a serem melhores profissionais e que forme cidadãos com uma visão melhor de mundo, humanizando sempre as nossas relações interpessoais”, confirma o compromisso da UEMS o Reitor Laércio Alves de Carvalho.