UEMS/Campo Grande: Visita técnico-cultural do curso de Letras ao Paraguai destaca convênio entre as Universidades

Por: Gisleine Rodrigues | Postado em: 21/06/2022

Em meio a um ambiente acolhedor e de parceria promissora, uma equipe de acadêmicos do curso de Letras Português-Espanhol e suas Literaturas e, também, do Bacharelado em Letras, da Unidade Campo Grande, realizou uma visita técnico-cultural, dos dias 16 a 19 de junho, à Universidad Nacional de Asunción (UNA), na capital do Paraguai, e à cidade de Cerro Corá, há 32 quilômetros da fronteira com o Brasil, em Pedro Juan Caballero.

O evento é uma Atividade Complementar de Ensino (ACE), do curso de Letras/Espanhol, registrada na Pró-Reitoria de Ensino (PROE), que se tornou realidade por meio da verba final advinda do Edital PAPOS/Fundect/UEMS (2016-2022), de apoio à graduação e à pós-graduação, em que 37 alunos, das quatro séries e três docentes do curso participaram.

Na UNA, na cidade paraguaia de San Lorenzo, o grupo da UEMS foi recebido pelo Vice-reitor, Prof. Dr. Miguel W. Torres Ñumbay e pelo Diretor Geral de Pós-Graduação e Relações Internacionais, Prof. Dr. Edgar Sánchez, no prédio central da universidade paraguaia, onde a equipe da universidade brasileira participou de um café da manhã típico, com momentos culturais e conheceu parte do campus, guiados pelas autoridades da universidade, na parte da manhã.

Posteriormente, no período da tarde, o grupo esteve na Facultad de Filosofía y Letras, em Assunção, fundada em 1944, com as professoras Dra. Valentina Canese Caballero, Diretora do Instituto Superior de Línguas, e Dra. Tilda Gil, coordenadora do Curso de Letras, para assistir à uma palestra sobre literatura paraguaia do século XX e contemporânea, com o Prof. Dr. Oscar Pintasilgo Solís, docente da cátedra de Literatura Hispano-americana e Literatura Paraguaia, na mesma faculdade.

Como parte da integração entre as Universidades, foram levados livros de docentes do curso de Letras/Espanhol da UEMS para doar à biblioteca da Facultad de Filosofía y Letras, da UNA, da mesma maneira que os alunos da UEMS receberam livros de autores da Universidad Nacional de Asunción bem como material informativo sobre a universidade paraguaia.

Assim como a UEMS tem a graduação em Letras/Espanhol, a UNA tem a graduação em Letras/Português e, também, quer retribuir a visita, vindo à UEMS/Campo Grande.

“Destaca-se a importância do convênio firmado entre as Universidades para que possam explorar mais o compartilhamento de experiências e aprendizados acadêmicos-culturais”, explica o docente do curso de Letras/Espanhol, responsável pela visita técnico-cultural, Prof. Dr. Márcio Antonio de Souza Maciel.