UEMS/Cassilândia: Alunos da Agronomia desenvolvem ações de extensão em escolas

Por: Tatiane Queiroz | Postado em: 02/12/2019

Acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Cassilândia, desenvolveram ações de extensão em Escolas Estaduais da cidade.

Escola Estadual São José

Na Escola Estadual São José, as ações foram realizadas juntamente com alunos da 5ª série. As atividades, que foram realizadas no mês de novembro e coordenadas pela docente Giselle Barbosa, fizeram parte da disciplina de Extensão e Sociologia Rural.

Na Escola Estadual, as ações foram desenvolvidas com o apoio da professora Averilda Paimel. Em uma das ações, os acadêmicos ministraram uma breve aula sobre a produção de mudas e o cultivo de hortaliças, e, em seguida, realizaram o transplantio de 220 mudas de alface tipo americana da bandeja de isopor para dois canteiros previamente preparados por eles.

Os alunos da 5ª série transplantaram as mudas para os canteiros. A atividade foi orientada pelos acadêmicos Leonardo Cruz, Matheus Martins, Maurício Prado, Patrick Moura e Pedro Pagotto.

Em outra ação, os acadêmicos do curso de Agronomia Gustavo Reis, Guilherme Batista, João Vitor Garcia e Nathan Ferreira conversaram com os alunos sobre o cultivo de plantas aromáticas em recipientes plásticos. Os acadêmicos passaram informações sobre a possibilidade de cultivar algumas plantas em pequenos recipientes, em casa, e sobre os principais cuidados que deveriam ter com as plantas após a semeadura.

Após a aula, os alunos plantaram salsinha e cebolinha para levarem para casa e também ficaram responsáveis por cuidarem das mudas, que foram plantadas em garrafas pet.

Escola Estadual Rui Barbosa

Também durante o mês de novembro, acadêmicos do 4º ano do curso de Agronomia fizeram visitas à Escola Estadual Rui Barbosa, em Cassilândia, para ensinar e mostrar aos alunos como é feita a produção e transplantio de mudas de espécies olerícolas.

O projeto de extensão foi realizado pelos acadêmicos Aécio Busch, Ana Kássia Guimarães, Gabriela Moura e João Antônio Ribeiro, sob supervisão da professora Giselle Feliciani, como parte da disciplina de Extensão e Sociologia Rural. Para a realização das atividades, os acadêmicos contaram com a participação dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual e com a colaboração da professora Maria Silvana Machado Paulino.

Na primeira etapa do projeto foi ensinado aos alunos como é feita a semeadura de sementes (melão, tomate, quiabo, pepino, abóbora, entre outras) em bandejas plásticas e os cuidados necessários para o desenvolvimento das mudas. Os acadêmicos, juntamente com os alunos do colégio, acompanharam o desenvolvimento das mudas até que pudesse ser realizado o transplantio.

A segunda etapa foi realizada após algumas semanas, com o transplantio das mudas para vasos e garrafas pet, e instruções de como cuidar, irrigar e garantir uma boa produção. No final do projeto, foi feita a distribuição das mudas para que as crianças pudessem cultivá-las em suas residências.