UEMS/CG: Acervo Maria da Glória recebe hoje palestra sobre cultura popular

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 20/04/2022

Nesta quarta-feira (20/04), às 14h30, no ACERVO MARIA DA GLÓRIA SÁ ROSA, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande, será realizada a palestra “Cultura popular - nossa identidade por excelência!”, ministrada pelas professoras Ana Maria Bernardelli, Marlei Sigrist e Ivonete Simocelli, da Comissão Sul-Mato-Grossense de Folclore. 

O Acervo está localizado no bloco F, sala S09 (piso superior) da UEMS de Campo Grande.

Sobre as palestrantes:

Ana Maria Bernardelli é poeta, ensaísta, escritora e pertence a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. Publicou a coletânea “Poemas gota a gota”, foi responsável pelo lançamento de “Antologias em prosa e verso”, e em parceria com Fábio Gondim publicou “101 Reinvenções”, uma Antologia de 101 poetas do Mato Grosso do sul, com poemas inspirados na poética de Manoel de Barros. Também “Prosas e Segredos da Morena”, uma coletânea de contos baseados em Campo Grande e “101 Reinvençõezinhas” - antologia de poemas infantis. Publicou a coletânea “Era uma Vez – Histórias Infantis em prosa e verso” e seu livro de poemas “Na Trilha das Formigas”. Tem inúmeras publicações de ensaios críticos em revistas e jornais. 

Marlei Sigrist é professora, escritora, pesquisadora e produtora cultural. Atualmente é presidente da Comissão sul-mato-grossense de folclore. Tem experiência nas áreas de Antropologia, com ênfase em Etnologia, com atenção especial aos temas: cultura popular, folclore, comunicação, folkcomunicacao e educação, com pesquisa educacional na produção de roteiros e direção de espetáculos musicais e danças populares. Entre outros, é autora do livro “Chão batido a cultura popular de Mato Grosso do Sul folclore tradição”. 

Ivonete Simocelli é Graduada em Artes, conselheira do Conselho Municipal de Cultura, coordenadora do grupo Camalote – danças folclóricas de Mato Grosso do Sul e responsável pelos projetos de Artes Plásticas e Cultura na Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande.