Projeto Casa de leitura da UEMS/CG e Rotary Club lançam campanha de arrecadação de livros

Por: Gisleine Rodrigues | Postado em: 20/10/2020

Às 10h da manhã de sábado, 17 de outubro, na Casa da Amizade, foi dado o pontapé inicial da arrecadação de livros para a Casa de Leitura. A Iniciativa é fruto de um Projeto de Extensão da UEMS, a “Casa da leitura: práticas pedagógicas a partir da leitura educativa”, e o Evento desse sábado sela a parceria entre UEMS, Rotary Club e TV Morena para celebrar o lançamento da campanha.

O professor Djanires Neto, gerente da Unidade Campo Grande, um dos convidados a participar da solenidade, destaca a relevância da parceria que envolve a Universidade e a sociedade civil organizada, “projetos como esse reforçam o compromisso de responsabilidade social da UEMS, ainda mais por se tratar de uma ação que envolve leitura e educação para crianças e jovens, pois a leitura transforma as pessoas, com o lúdico e a fantasia, o que faz com que esse processo de desenvolvimento cognitivo amplie cada vez mais”.

“Pegue um livro se quiser, deixe um livro se puder”

Como Projeto de Extensão da UEMS, a Casa de Leitura tem como objetivo principal, estimular a leitura por meio de atitudes de troca e partilha, possibilitando o acesso por meio de um convite lúdico. Visa ainda, essa interlocução da Universidade com a comunidade, e a aliança com toda a sociedade civil, num trabalho coletivo fortalecido para o bem comum, com experiências que possam ser vividas pelos acadêmicos das licenciaturas em formação, junto à comunidade, com momentos de planejamento e realização de atividades voltadas às diferentes áreas de formação.

As casas de leitura podem ser instaladas em qualquer espaço, seja ele público ou privado, desde que tenha a autorização dos órgãos competentes, como Secretaria de Educação no caso de escolas, SEMADUR no caso de algumas áreas públicas, Síndicos no caso de condomínios, entre outros.

Idealizadora do Projeto, a professora Patrícia Alves Carvalho, descreve como nasceu a Casa de Leitura da UEMS, “a iniciativa nasceu de uma ideia que vi em uma viagem. Estava de férias e vi uma casa de leitura em uma calçada. Fiquei encantada com a possibilidade de acesso, troca e partilha, com toda a possibilidade que uma simples casa de leitura pode oferecer, seja no convite lúdico, seja no acesso à leitura, seja no acolhimento ao receber, seja na atitude ao doar”.

“A leitura é um convite à uma viagem existencial, seja ao conhecimento, seja em uma visita aos momentos históricos, seja a lugares diferentes que podemos visitar sem sair do lugar, seja no contato com sentimentos e emoções que também nos humanizam. Senti isso tudo ao encontrar uma casa dessas, e ao retornar, senti que podemos tanto e mais, e trouxe a ideia, que depois percebi, que já existe em muitos lugares, essa iniciativa humanizadora de acesso e de partilha, de aprendizado e ensinamento, de troca que nos enriquece em todos os âmbitos”, conclui Patrícia.

O Projeto é cadastrado no curso de Pedagogia, mas é interdisciplinar, abarca todas as licenciaturas, por isso a professora Patrícia destaca que se quer a intenção de alicerçar os momentos juntos coletivamente os momentos de formação, no caminho do conhecimento e de maneira dialógica, prazerosa, feliz e corresponsável. O desejo é ser e receber toda contribuição possível buscando caminhar juntos para um mundo mais consciente.

De acordo com o prof. Neto “A Casa da Amizade está em busca de voluntários para a recepção de doações, organização e distribuição dos livros, durante a Campanha. Convidamos a nossa comunidade universitária para colaborar. Além disso, já estamos em busca de viabilizar uma Casa de Leitura dentro na Unidade de Campo Grande e também nos bairros vizinhos da Uems". Para os estudantes interessados no projeto, enviar e-mail para patriciaalves@uems.br. Haverá declaração de participação.

O convite a participar está aberto, contribua você também.