UEMS/CG: Inscrições abertas para oficina ‘Polifonia: Entre a música e a literatura’

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 22/06/2022

O curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande, e o Grupo de Pesquisa Literatura, História e Sociedade (LITHIS) realizam nesta quinta-feira (23), às 19h, a  oficina *“Polifonia: entre a música e a literatura”*, com Juliana Araújo e Iris Isis.

As inscrições podem ser realizadas aqui.

A temática da oficina surge do projeto de pesquisa de Juliana, intitulado Possibilidades polifônicas da performance vocal solo. O projeto tem o objetivo de apresentar a polifonia musical num sentido mais amplo através da ótica de Bakhtin, que emprestou o conceito musical de polifonia para utilizá-lo em sua definição de romance polifônico. “Se é possível transpor o conceito de polifonia para a literatura sem que se perca sua essência, de que forma podemos reutilizar esse conceito na performance vocal solo? Uma das quatro sugestões apresentadas pelo projeto é a polifonia na multiplicidade de papéis que uma canção ou um performer incorpora ao executar uma música. Para apresentar essa ideia, serão utilizados conceitos de três autores principais: Mikhail Bakhtin, Nicholas Wolterstorff e Gilles Deleuze”, ressalta o docente Volmir Cardoso.

Estão abertas 50 vagas (por ordem de inscrição) e podem participar interessados da comunidade acadêmica e externa.

O evento ocorrerá na  UEMS - Unidade Universitária de Campo Grande, Bloco F, Sala S10 (laboratório multimídia). Os participantes receberão certificado com carga horária de 3 horas.

Ministrantes:

Juliana Araújo é cantora, compositora, intérprete e multi-instrumentista. Atualmente é acadêmica do curso de Licenciatura em Música pela UFMS e é pesquisadora pela universidade. Atua como professora de canto. Já integrou várias bandas e projetos e recentemente tem se dedicado à carreira solo;

Iris Isis é musicista, compositora e multi-instrumentista. Atualmente graduanda em Bacharelado em Letras pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grossos do Sul), com ênfase nos estudos na área de Linguística. É bolsista no projeto de Extensão Cineclube Educação: sensibilização e mediação fílmica na escola. É pesquisadora e propõe a interdisciplinaridade entre as áreas de Música, Literatura, Linguística e Filosofia.