UEMS/CG realiza encontro nacional em Semântica e Análise do Discurso

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 16/05/2017

Professora e pesquisadora Eni Orlandi

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realiza de 7 a 9 de junho, o V Encontro em Análise do Discurso: Estudos orlandianos e III ENSAD - Encontro Nacional em Semântica e Análise do Discurso: Marcha, identidade e fronteira. As inscrições para o evento já podem ser feitas pela internet neste link. A submissão de trabalhos vai até dia 20 de maio.

Os eventos terão mini-cursos, palestras e mesas redondas com discussões sobre Semântica e Análise do Discurso: sujeito, enunciação, formação discursiva, ideológica e imaginária, questão de autoria, significação, designação entre outros temas. A organização conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e  Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). 

A programação principal desses eventos será a homenagem à professora doutora Eni Orlandi, pesquisadora responsável pela introdução da Análise do Discurso no Brasil, no final dos anos 70. Para tanto, serão realizadas conferências e palestras que contarão com a presença de grandes pesquisadores em Análise do Discurso e em Semântica, como a própria pesquisadora Eni Orlandi e o renomado pesquisador em Semântica do Acontecimento, Eduardo Guimarães; além de outros professores como: doutora Cláudia Pfeiffer (UNICAMP), doutor Luiz Francisco Dias (UFMG), doutora Sheila Elias de Oliveira (UNICAMP), doutora Ana Di Renzo (UNEMAT), doutora Marina Célia Mendonça (UNESP), doutor Wedencley Santana (UFJF), doutora Bethania Mariani (UFF) e muitos outros. Haverá ainda lançamentos e feiras de livros.

Os eventos estão sendo organizados por pesquisadores de grupos de pesquisa da UEMS e da UNEMAT, entre eles o Núcleo de Estudos em Análise do Discurso (NEAD/UEMS/UNEMAT), o Núcleo de Estudos em Semântica do Acontecimento (NES/UEMS) e o Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem (CEPEL/UNEMAT).

Para mais informações acessar o site www.cepad.net.br/eventos ou enviar e-mail para eventosemanticacomprovante@gmail.com.