UEMS/CG recebe pesquisador Nabil Araújo para palestras

Por: Emmanuelly Castro | Postado em: 22/06/2022

Entre os dias 22, 23 e 24 de julho, o Grupo de Pesquisa “Estudos de Narratividade” (GENAR), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Campo Grande realizará o Ciclo de Palestras “Literatura, teoria, crítica, filosofia: diálogos com Nabil Araújo”. O evento é realizado em parceria com o Programa de Mestrado Acadêmicos em Letras da UEMS/CG, com apoio financeiro da Fundect.

As palestras programadas, com recortes temáticos variados, terão como públicos-alvo diferentes segmentos da comunidade acadêmica da UEMS, como discentes e docentes dos cursos de Mestrado, Licenciatura e Bacharelado vinculados à área de Literatura, mas com abertura para demais interessados.

O objetivo, segundo o organizador, professor Ravel Giordano de Lima Faria Paz, é “proporcionar aos discentes e docentes dos cursos de Letras da Unidade discussões inovadoras e de qualidade concernentes à história e ao quadro atual da Teoria, da Crítica e do Ensino de Literatura, com amplas intersecções com o campo da Filosofia”, disse.

Com destacada atuação nas áreas de Teoria, Crítica e Ensino de Literatura, Nabil Araújo ostenta diversos prêmios e obras em seu currículo, além de livros e artigos que têm se tornado referências importantes. Durante a vista à UEMS, o pesquisador fará o lançamento de seu livro Teoria da Literatura e História da Crítica: momentos decisivos (Eduerj, 2020).

Confira a Programação do Ciclo de Palestras abaixo:

1) Dia 22/06, das 14:30 às 17:30 (Bloca C, Sala T-04): palestra aos alunos e professores do Bacharelado em Letras, com o tema “Esboço de um quadro atual da Teoria da Literatura no Brasil e no mundo: tendências, perspectivas, autores e problemas”.

2) Dia 23/06, das 08:00 às 10:30 (Bloco C, Sala T-04): palestra aos alunos e professores dos cursos de Mestrado (Acadêmico e Profissional) em Letras da Unidade, com o tema “Produção científica e atuação profissional em Teoria e Crítica Literária hoje”.

3) Dia 23/06, das 19:00 às 22:00 (Bloco C, Sala S-10): palestra aos alunos e professores dos cursos de Licenciatura em Letras da Unidade, com o tema “Teoria, Crítica e Ensino de Literatura”. Evento conjugado com o lançamento do livro Teoria da Literatura e História da Crítica: momentos decisivos.

4) Dia 24/06, das 9h às 12h – Reunião com os grupos de pesquisa da área de Letras da Unidade com vistas a discussão de possíveis ações conjuntas.