UEMS/Ivinhema: Curso de Ciências Biológicas realiza evento 'Biologia Forense na Escola'

Por: Tatiane Queiroz | Postado em: 29/11/2021

Durante o mês de novembro de 2021, o curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Ivinhema, realizou o evento “Biologia Forense na Escola”. A ação foi direcionada aos alunos das séries finais da Educação Básica de quatro Escolas Estaduais do município de Ivinhema: Reynaldo Massi, Filinto Müller, Angelina Jaime Tebet e extensão da E.E. Reynaldo Massi, na Vila Cristina.

A ação foi coordenada pela acadêmica Andressa Aparecida Xavier Vascão, do último ano do curso. Também participaram da ação os adêmicos e acadêmicas do grupo PET (Programa de Educação Tutorial) – Andressa Pereira, Bruno Garcia, Jaquicélia Ortis, Jonilda Alves, Pietro Chiari, Raul Andrade, Selton Batista, Vitória Aires, além de uma bolsista de Extensão, Fernanda Turini, sob a orientação da professora Glaucia Almeida de Morais.

Durante o evento, os universitários e universitárias divulgaram informações e realizaram apresentações e demonstrações sobre a atuação do profissional biólogo ou do conhecimento obtido na graduação em Ciências Biológicas para o trabalho de perícia criminal.

Os participantes puderam acompanhar da resolução de um crime, analisando as provas encontradas em uma cena de homicídio montada pela equipe do evento.

"Trata-se de uma área que desperta o interesse de muitas pessoas, as quais desconhecem a importância do conhecimento obtido no curso de Ciências Biológicas (entomologia, genética, química, botânica) nesta possível atuação profissional. A Unidade de Ivinhema conta com essa graduação e está com inscrições abertas para o ingresso via vestibular até o dia 20 de dezembro, além das vagas previstas para o ingresso via ENEM", destacou a docente.

O evento contou com o apoio das escolas estaduais e da loja Bejotex, que emprestou um manequim utilizado na simulação da cena de crime, proposta como atividade.