UEMS/Jardim: Acadêmicos de Geografia produzem materiais didáticos e doam para escolas da região

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 12/03/2018

Materiais foram entregues na Escola Estadual Antônio Pinto Pereira

A partir da necessidade de dinamizar os conteúdos das disciplinas da área de Geociências ministradas pelo professor Sidney Kuerten no curso de Geografia da unidade de Jardim, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), os acadêmicos passaram a produzir materiais didáticos como maquetes tridimensionais, cartilhas e oficinas com objetivo maior de doar o material produzido para escolas da região.

Para o professor, Sidney Kuerten, a produção de conhecimento bem como o compartilhamento de experiências vivenciadas na nas relações entre docente, acadêmicos monitores e as aulas durante os cursos de licenciatura permitem desenvolver múltiplas formas de envolvimento dos alunos com a realidade profissional.

“A participação dos acadêmicos nesse tipo de abordagem de ensino (construção de modelos), também amplia a capacidade de adquirir e memorizar informações que servirão de apoio às atividades docentes enquanto futuros profissionais. As maquetes produzidas são acompanhadas de cartilhas explicativas com modelos teóricos, informações conceituais e dicas para o manuseio e exploração do material em sala de aula ou contraturno”, destacou o docente.

As atividades desenvolvidas nas disciplinas citadas incluem também a oferta de oficinas sobre rochas e minerais, fósseis e micropaleontologia para escolas interessadas em desenvolver ações em parceria com a UEMS. Os professores interessados podem agendar diretamente com o professor Sidney pelo e-mail (sidneykuerten@uems.br) ou pelo telefone da Universidade em Jardim, 3922-2001.