UEMS/Mundo Novo: Alunos da 1ª turma de Agronomia acompanham colheita de arroz

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 20/04/2022

Os acadêmicos da primeira turma de Agronomia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), da unidade de Mundo Novo, juntamente com docentes da Instituição, autoridades e imprensa local, acompanharam a primeira colheita de arroz no munícipio, após mais de 30 anos .

O novo empreendimento foi implantado em Mundo Novo por empresários do agronegócio do estado de Santa Catarina. O cultivo de arroz fica localizado nas áreas de várzea do município, sendo uma área de 100 hectares, onde a produção já está sendo comercializada.

Estiveram presentes diversas autoridades do município, representantes de órgãos públicos e comunidade acadêmica, sendo: Valdomiro Sobrinho (Prefeito), Rosária de Fatima Ivantes Lucca Andrade (Vice-Prefeita), Kaudi Filho (Vereador), Marcos Eustáquio e Wellington (Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo), Kátia Maria Garicoix (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer), além da imprensa local, que teve significativa participação neste momento, registrando a visita com gravações, entrevistas e imagens.

A UEMS foi convidada pelo Prefeito Municipal e contou com a participação do gerente e docente da unidade da UEMS de Mundo Novo, Dr. Leandro Marciano Marra, a docente Dra. Milza Celi Fedatto Abelha e acadêmicos do primeiro ano (primeira turma) do curso de Agronomia da unidade. Durante a visita ao empreendimento, os acadêmicos puderam vivenciar na prática o processo de colheita de arroz, tendo contato e as máquinas agrícolas utilizadas, possibilitando aos futuros engenheiros agrônomos o conhecimento de um novo setor da agricultura local, sendo uma grande oportunidade de atuação, após a conclusão do curso. 

A acadêmica, Nubia Luani Pereira dos Santos, relatou a experiência obtida nesta visita por meio do curso de Agronomia: “Foi uma visita muito interessante e uma boa experiência para nós alunos do curso de Agronomia, pelo fato de nossa Universidade poder participar e contribuir com este empreendimento. E mostrar que nosso município está se desenvolvendo com a diversidade de culturas produzidas aqui, trazendo assim um maior reconhecimento e avanço para a cidade tanto na agricultura quanto na economia”, destacou.

De acordo com o gerente da UEMS/Mundo Novo, Leandro Marra, o empreendimento será de grande importância para o município e região, que trará diversos benefícios e vantagens logísticas e sociais, além de ser um laboratório a céu aberto para o desenvolvimento de pesquisa e extensão para os atuais e próximos alunos da UEMS. “A UEMS atua como estrutura estratégica do governo do Estado para o desenvolvimento territorial sustentável, segurança hídrica e segurança alimentar, contribuindo de maneira significativa com o sequestro de carbono e a diminuição do aquecimento global, buscando a sustentabilidade”, enfatiza o gerente.


Anexos: