UEMS/Mundo Novo: Discentes de Agronomia realizam visita técnica em empresa do Paraná

Por: Imprensa UEMS | Postado em: 12/05/2022

Discentes da turma I de Agronomia da UEMS, da Unidade Universitária de Mundo Novo, participaram no dia 12 de maio de Visita Técnica na empresa I. Riedi Grãos e Insumos, localizada no município de Guaíra, oeste do Paraná. A visita técnica fez parte das atividades da disciplina de “Introdução à Agronomia e Ética Profissional” ministrada pelo prof. Dr. Jean Rosset.

Na visita, os alunos foram recebidos pela sub-gerente da I.Riedi de Guaíra, Anira Lovera, além dos engenheiros agrônomos Rafael Groff e Davi Padovani, responsáveis pela assistência técnica aos produtores rurais da região, e de Carlos Botelho, responsável pela Unidade de Recebimento de Grãos da filial de Guaíra. Também acompanhou a visita o técnico Everton Vando de Almeida, da Empresa Fortgreen. Durante a visita técnica, os engenheiros mencionados apresentaram para os alunos do curso de Agronomia sobre as funções que são desenvolvidas poe eles na I.Riedi em relação à venda de insumos e assistência técnica ao produtor rural, desde o planejamento da safra até a colheita.

Os ténicos Groff e Botelho também estacaram a importância da dedicação durante o processo de formação acadêmica para se destacarem no mercado de trabalho. "Em seguida, os alunos visitaram o campo experimental da I.Riedi no qual, atualmente, estão instaladas dezenas de híbridos de milho em parceria com empresas nacionais e multinacionais, para posterior realização de Dias de Campo para os produtores rurais da região de Guaíra. Nesta etapa da visita, os alunos puderam observar as diferentes características dos híbridos e milho e, além disso, observaram como é realizado o planejamento para implantação de um campo experimental", explicou o docente da UEMS/Mundo Novo, Jean Rosset.

De acordo com ele, essa etapa da visita foi muito importante para os alunos, tendo em vista que uma das principais atuações profissionais de um engenheiro agrônomo é o planejamento e execução de atividades de Dias de Campo para agricultores. Após a visita ao campo experimental, os alunos conheceram, juntamente com o responsável pelo setor, Carlos Botelho, a Unidade de Recebimento e Armazenamento de Grãos da I.Riedi. Nesta etapa, tiveram a oportunidade de observar os processos de recebimento de grãos, desde a chegada do produto, pesagem, coleta de amostras para determinação de umidade, impurezas e transgenia, e posteriormente a descarga e armazenamento dos grãos nos silos de secagem e armazenamento, para posterior comercialização do produto.

Além disso, os alunos também foram recebidos pelo técnico da empresa Fortgreen, Everton, que fez uma demonstração prática sobre tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários, em especial sobre produtos adjuvantes. O prof. Dr. Jean Rosset, coordenador do curso de Agronomia e professor da disciplina, destacou que “a visita foi essencial para que os alunos conhecerem na prática, diversas áreas de trabalho da profissão escolhida, desde a assistência técnica ao produtor rural com excelência, planejamento de áreas experimentais e organização de dias de campo, gerenciamento de unidades de recebimento e armazenamento de grãos, além de trabalhos na área da tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas”.

O engenheiro agrônomo Rafael Groff afirmou que “foi uma satisfação receber a visita da primeira turma do curso de Agronomia da UEMS de Mundo Novo em nossa unidade de recebimento de grãos e no nosso campo experimental. A atividade nos trouxe a oportunidade de demonstrar a realidade e os desafios do profissional de Agronomia para esses novos alunos. Foi importante estarmos contribuindo com esse grande projeto que é o curso de Agronomia de Mundo Novo, e estarmos ajudando na formação destes novos profissionais”.

O acadêmico do curso da UEMS/Mundo Novo, Ivan Souza avaliou que “a visita técnica na empresa I.Riedi foi de suma importância na data de hoje. Conseguimos conhecer um pouco dos processos que lá são feitos, como experimentos, além da secagem e armazenamento de grãos. Além disso, na parte de plantio e defensivos químicos, foi possível perceber que existem produtos com preços acessíveis ao pequeno, médio e grande produtor, e o conhecimento disto é importante para que mais agricultores saibam sobre os melhores produtos e as melhores técnicas de aplicação. Além disso, chamou nossa atenção as medidas de segurança que a empresa tem com seus colaboradores, e a capacidade de estocagem de grãos, que atinge 360.000 sacas naquela unidade. Os Eng. Agr. Rafael e Davi foram atenciosos conosco, explicando e respondendo todas nossas dúvidas. Por fim, ficamos bem felizes e animados com as várias possibilidades de campo de atuação que poderemos seguir após a nossa formação”.

O prof. Dr. Jean Rosset, da coordenação do curso de Agronomia, finaliza "agradeço a Prefeitura Municipal de Mundo Novo, em nome do prefeito Valdomiro Brischiliari e vice-prefeita Rosária Lucca Andrade, por disponibilizar o ônibus para transporte dos discentes do curso para a atividade prática no município de Guaíra, PR. A parceria entre UEMS e Prefeitura Municipal de Mundo Novo esta cada vez mais sólida, com realização de diversas atividades integradas na área do ensino, pesquisa e extensão, com inúmeros benefícios a sociedade".