UEMS/Mundo Novo e Rotary Club de Campo Grande promovem Educação Ambiental em Eldorado/MS

Por: Imprensa UEMS | Postado em: 21/09/2021

Ação conjunta UEMS e Rotary Club de Campo Grande teve foco em alunos do Ensino Médio

Nesta segunda-feira (20) Unidade Universitária da UEMS de Mundo Novo realizou mais uma ação desenvolvida em conjunto com entidades parceiras com o objetivo contribuir com a comunidade externa. O prof. Dr Jean Rosset (docente do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e coordenador do curso de Agronomia) participou juntamente com as professoras e coordenadoras de curso Margarete Marques, Gislaine Faria, Ana Lúcia e alunos do ensino médio da Escola Estadual Silo Vargas Batista, no Distrito de Morumbi, em Eldorado/MS, de uma atividade de Educação Ambiental, vinculada a um projeto internacional chamado “III Projeto Latino-americano e Espanha em Educação”.

Na ocasião, lembrando o Dia Nacional da Árvore, o docente da UEMS/Mundo Novo promoveu uma dinâmica com os alunos, na qual os mesmos realizaram amostragem de solo em uma área da escola que será destinada a implantação de um pomar com diversas espécies frutíferas para serem utilizadas na alimentação escolar.

Para a professora Gislaine Faria, que é egressa do curso de Ciências Biológicas da UEMS de Mundo Novo a ação é muito importante, uma vez que "o cultivo do pomar escolar almeja o fornecimento de frutas in natura, além de ensinar aos estudantes sobre a importância da alimentação saudável e preservação das espécies produtoras de alimentos".

"O projeto contará com outras atividades. Além do plantio das espécies frutíferas na escola Silo Vargas Batista, a recomposição vegetal de uma trilha próxima a um córrego e várias nascentes do distrito e também de uma praça pública", explica Rosset. O docente da UEMS/Mundo Novo destaca que neste projeto, também serão realizadas visitas com fins educacionais com os alunos na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) “Ernesto Vargas Baptista”, também localizada no Distrito de Morumbi.

A diretora da escola, profa. Margarete Marques, enalteceu o convite do Rotary Club de Campo Grande, por se tratar de um projeto internacional que, nas palavras dela, "contribui para que a escola e os alunos participem ativamente da melhoria da comunidade por meio do plantio do pomar, ações na praça e a recomposição da vegetação de uma área de trilha, implantada e utilizada pelos moradores", relatou Margarete.

O docente Jean Rosset (UEMS/Mundo Novo), junto a alunos da Escola Estadual Silo Vargas Batista, no Distrito de Morumbi, em Eldorado/MS

Assim desenvolvendo o senso de cidadania dos alunos e de respeito ao ambiente, pois os alunos, através das atividades do projeto, passam a refletir sobre a importância dessa região de Mata Atlântica. A diretora lembra ainda que “a escola tem na sociedade essa função de resgatar a identidade do local e preservação do ecossistema. Além disso, este projeto vem de encontro com a necessidade da modalidade de nossa escola, que é o Ensino do Campo”.

Para o prof. Jean Rosset, "as ações que envolvem educação ambiental são de extrema importância na formação de cidadãos conscientes com a realidade socioambiental da região onde vivem. Além disso, é muito importante para a UEMS interagir cada vez mais com a comunidade externa, desenvolvendo ações de extensão em demandas com foco na resolução de problemas enfrentados pela comunidade”.

Saiba mais sobre o Projeto

Em uma ação que envolve os Rotary Clubes Latino Americanos e Espanha em Educação, pretende-se realizar o plantio de 1.000.000 de árvores, apoiados pelas Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, produzindo uma Revista Digital, onde os alunos são estimulados a conscientização e proteção do ambiente. Ao final do projeto teremos a publicação de uma “Enciclopédia de Plantas” com ilustração e informações oriundas dos trabalhos de plantios das árvores de todas as regiões do Brasil e demais Países participantes do Projeto.

O Rotary Club de Campo Grande, tem como parceiros nesta caminhada, a UEMS de Mundo Novo e a Escola Estadual Silo Vargas Batista no Distrito de Morumbi, Eldorado/MS. Em Campo Grande, ainda participam do “III Projeto Latino-americano e Espanha em Educação”, as Escolas Estaduais Maria Constança Barros Machado e a Padre Franco Delpiano, as Escolas Municipais Darthesy Novaes Caminha, Nerone Maiolino, Prof. Fauze Scaff Gattass Filho e Profª Maria Lucia Passarelli, as Escolas Municipais Agrícolas Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo e Barão do Rio Branco e o CRAS Alair Barbosa de Rezende – Moreninha II, destaca Alex Walber - Coordenador do Projeto.