UEMS/Mundo Novo capacita profissionais para a recuperação e preservação da Bacia do Rio Iguatemi

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 22/09/2021

Os encontros são realizados semanalmente via Google Meet

A Unidade de Mundo Novo, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), está realizando o Curso de Extensão "Preservação e Recuperação de Bacias Hidrográficas" desenvolvido pelos professores dos cursos de Gestão Ambiental, Agronomia e Ciências Biológicas da Unidade.

Sob a coordenação da Professora, Lilian Giacomini Cruz Zucchini, o projeto tem o objetivo de contribuir para a capacitação qualificada do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul (CONISUL). O Consórcio Intermunicipal, formado por 13 municípios, constitui uma importante estratégia no sentido de buscar soluções para os problemas socioambientais da região, entre eles a necessidade de recuperação e preservação da Bacia do Rio Iguatemi.  

Trinta pessoas participam do curso, sendo entre elas: funcionários dos setores de meio ambiente, das prefeituras dos municípios que compõem o Conisul, além de técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário de Mato Grosso do Sul (Agraer).

Os encontros têm sido realizados semanalmente, via Google Meet. Além disso, os professores também disponibilizam materiais e atividades no ambiente virtual de aprendizagem, plataforma Moodle.

“A oferta do curso é importante por vários motivos, entre eles o fortalecimento das atividades de extensão junto à comunidade externa, atendendo às demandas específicas da região onde a universidade se encontra. No caso deste curso, especificamente, a necessidade era a capacitação dos funcionários das prefeituras do Conisul para que possam trabalhar mais ativamente no processo de preservação e recuperação de Bacias Hidrográficas”, destaca a docente da UEMS, Lilian Zucchini.

Segundo o cronograma, o curso tem carga horária de 68 horas, com aulas, normalmente, às terças e/ou quintas-feiras, com previsão de término no dia 16 de dezembro deste ano. Os alunos da graduação e pós-graduação estão participando no auxilío aos professores no desenvolvimento das aulas.


Anexos: