UEMS/Mundo Novo realiza Workshop sobre Reserva de Patrimônio Natural

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 30/11/2018

O vice-reitor da UEMS, Laércio Carvalho, esteve presente na abertura do evento

A unidade de Mundo Novo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realiza, nesta sexta-feira (30), o I Workshop Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Ernesto Vargas Baptista, que discutirá o tema “Os desafios de sua criação e gestão”. O evento também é o primeiro das comemorações do Jubileu de Prata da UEMS.

O vice-reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, e o Gerente da Unidade de Mundo Novo, Leandro Marciano Marra, abriram o evento que contou com a presença de autoridades de quatro municípios: o prefeito de Japorã, Vandeley Bispo de Oliveira, que também é Presidente do CONISUL (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Sul do Estado de Mato Grosso do Sul); o prefeito de Ivinhema, Eder Uilson França Lima, representante da ASSOMASUL (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul); a Vice-Prefeita de Eldorado, Fabiana Maria Lorenci; e a Vice-Prefeita de Mundo Novo, Rosária de Fátima Ivantes Lucca Andrade.

O Workshop é fruto de uma parceria da UEMS e com a família de Ernesto Vargas Baptista, em comemoração ao centenário de nascimento. Ernesto Vargas Baptista, com seu irmão Leocindo é considerado o fundador de Porto Morumbi (localizado a 20 km de Eldorado) nos anos 50. A RPPN está localizada no Bioma Mata Atlântica, em área definida como de prioridade extremamente alta para conservação pelo Ministério do Meio Ambiente.

“Ao transformar o remanescente em reserva, a família pretende criar um local destinado a estudos e pesquisas sobre  história e meio ambiente, resgatar a biografia de seu patriarca e contribuir de forma efetiva e  perpétua  com a conservação da natureza e com o desenvolvimento sustentável”, destacou Ana Luzia de Almeida Batista Martins Abrão, Procuradora e gestora da RPPN, que ministrou a palestra de abertura.

Gerente da Unidade de Mundo Novo, Leandro Marciano Marra

Programação:

7h30 – Credenciamento

8h - Boas-vindas e abertura

Palestra 1: As motivações para a criação da RPPN Ernesto Vargas Baptista. Palestrante: Ana Luzia de Almeida Basta Martins Abrão (Procuradora e Gestora da RPPN/ Ambiente Engenharia)

9h - Palestra 2: O Município de Eldorado e o Porto Morumbi. Palestrantes: Edvaldo José de Souza (Diretor do Departamento de Meio Ambiente de Eldorado) e Fabiana Maria Lorenci (Vice-Prefeita de Eldorado/MS)  

10h - Palestra 3: A importância e os desafios das RPPNs. Palestrante: Dra. Luciana Carla Mancino (Gerência de Unidades de Conservação – IMASUL)

11h - Intervalo para o almoço (livre)

13h - Mesa Redonda

Tema 1: A participação pioneira do Coripa na gestão ambiental – Palestrante: Nayara Raposo Olivo (Secretária Executiva do CORIPA - representando o ICMBio)

Tema 2: O papel do ministério público nas ações de educação ambiental junto à comunidade. Palestrante: Dra. Karina Ribeiro dos Santos Vedoato (Ministério Público de Mato Grosso do Sul)

Tema 3: A gestão ambiental municipal. Palestrante: Éder Uilson França Lima (Prefeito de Ivinhema - ASSOMASUL)

Tema 4: A História e o Meio Ambiente.  Palestrantes: Profa. Dra. Viviane Scalon (Gerente da UEMS-Amambai) e Profa. Dra. Marinete Aparecida Zacharias Rodrigues (Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História da UEMS/Amambai)

15h – Espaço para debate

Ana Luzia de Almeida Basta Martins Abrão (Procuradora e Gestora da RPPN/ Ambiente Engenharia)


Anexos: