UEMS/Ponta Porã: Inscrições abertas para seleção de Mestrado em Desenvolvimento Regional

Por: Tatiane Queiroz | Postado em: 13/05/2019

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Ponta Porã, está com inscrições abertas para a seleção de candidatos ao mestrado para ingresso no ano de 2019. O prazo vai de 13 de maio a 12 de junho.

Confira AQUI o Edital.

O mestrado busca analisar o desenvolvimento regional na sua forma econômica, social e ambiental, relacionando com aspectos históricos de formação das distintas regiões associando com a evolução das formas de organização das sociedades para a produção de bens e serviços; isso em duas linhas de pesquisa: dinâmicas do desenvolvimento regional e sistemas produtivos.

Poderão participar da seleção candidatos portadores de diploma de Cursos de Graduação, de qualquer área de conhecimento, devidamente autorizado e reconhecido pelo órgão competente. Também, poderão inscrever-se candidatos que estejam cursando o último semestre do curso de graduação, desde que sua colação de grau aconteça antes da data da matrícula prevista no edital.

As inscrições para o mestrado devem ser feitas por meio do Portal da Pós-graduação da UEMS.

Portal

Este é o primeiro processo de seleção feito por meio do Portal da Pós-graduação, que foi lançado neste mês, pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP). A página é integrada ao Sistema Administrativo da Pós-graduação (Sigpós) e permite que todas as etapas, desde a divulgação dos editais de processo seletivo, emissão dos boletos de pagamento de inscrição, efetivação de matrículas e gerenciamento sejam feitas por meio do Portal.

"Ficamos surpresos com a facilidade na interação proporcionada pela plataforma, tornando-se possível de modo rápido e bem sucedido a inserção dos conteúdos necessários com respectiva otimização dos propósitos finais. Por certo, os resultados serão excelentes tanto à comunidade interna quanto à comunidade externa, em um processo de diálogo ampliado e desenvolvimento recíproco entre a Universidade e a Sociedade", afirmou o coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas de Produção, professor Fabrício Antonio Deffacci.