UEMS/Ponta Porã: Professor e acadêmicos têm artigos aprovados em Seminário nacional de Desenvolvimento Regional

Por: Gisleine Rodrigues | Postado em: 22/02/2021

Dois artigos do Prof. Dr. Giovane Silveira da Silveira, docente do Curso de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos (PPGDRS) da UEMS/Ponta Porã, foram aprovados na quinta edição do Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (V SEDRES), com o tema Inovação, Sociedade e Desenvolvimento Regional: Repercussões e Contradições no Território, as apresentações estão marcadas para os dias 25 e 26 de março.

Um dos objetivos da UEMS é levar o ensino superior de qualidade e gratuito a diversos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul. Neste sentido o professor Giovane Silveira desenvolveu com  acadêmicos da graduação e do mestrado da Unidade de Ponta Porã trabalhos acadêmicos cuja temática privilegiasse regiões mais afastadas não somente da capital do estado de Mato Grosso do Sul, mas regiões que estão nos limites do território nacional.

Os trabalhos trataram da Região Geográfica Imediata de Jardim, com a contribuição de acadêmica do curso de graduação em Ciências Econômicas, e o outro trabalho foi um recorte espacial do município de Aral Moreira, com contribuição de acadêmico do mestrado. Ambos os trabalhos foram submetidos e aprovados na quarta Seção Temática do V SEDRES: Dinâmicas Socioeconômicas do Território.

Para acompanhar ao vivo as apresentações dos trabalhos, os interessados são convidados a acessar a plataforma Zoom pelos links:

https://us02web.zoom.us/j/86780361278: Tema - Detecção de Espaços Produtivos na Região Geográfica Imediata de Jardim em Mato Grosso do Sul (2002-2019). Apresentação na quinta-feira, 25 de março, a partir das 14h00;

https://us02web.zoom.us/j/82650835879: Tema - Programa Bolsa Família e o seu papel na vida da população beneficiária em Aral Moreira-MS. Apresentação na sexta-feira, 26 de março a partir das 14h00.

Conforme destaca o professor Giovane, “a participação em tais eventos, seja como autor ou como espectador, é de fundamental importância para pesquisadores graduandos ou pós-graduandos. Para os graduandos/espectadores é um momento em que podem captar ideias para trabalhos que pretendem desenvolver no decorrer do curso de licenciatura ou bacharelado. Já para os pós-graduandos/autores é o momento em que podem verificar como o tema de vossa temática de estudo está sendo abordado por outros estudiosos, tanto em termos teóricos quanto metodológicos”.