V Jornada do Seleprot inicia nesta segunda-feira e discutirá ensino de línguas e HQs

Por: Eduarda Rosa | Postado em: 03/08/2020

Nesta segunda-feira (03), inicia a V Jornada do SELEPROT: Ensino de Línguas e Histórias em Quadrinhos, organizada pelo grupo de pesquisa SELEPROT (Semiótica, Leitura e Produção de Texto). O evento é gratuito e ocorre até sexta-feira (7).

O conteúdo do evento ficará disponível no canal do NuPeQ - Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos - OFICIAL no YouTube, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=gU2tUQl6CYA 

A Mesa-redonda  de abertura terá os seguintes temas: A linguagem dos quadrinhos orientais e sua influência no Ocidente - Nataniel dos Santos Gomes (UEMS / NuPeQ / UERJ / SELEPROT); No princípio era a imagem: leitura da linguagem não verbal no arco “Guerra Silenciosa” (Justiceiro), da Marvel - Carlos R. Caldas Filho (PUC – Minas); e Aos diabos com os seres humanos:  apontamentos críticos à narrativa visual em John Constantine / Hellblazer - Gustavao Soldati Reis (UEPA).

A 5ª Jornada visa apresentar discussões sobre: A leitura de textos verbais e não verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações; A finalidade dos gêneros discursivos em estudo; O sentido de uma palavra ou expressão nas frases analisadas; A dinâmica de cada linguagem na produção de sentido; As manifestações culturais na perspectiva dos textos dos estudantes; A linguagem como instrumento de construção da cidadania. 

“A linguagem dos quadrinhos é uma de expressão e comunicação bastante popular nos últimos anos. Quando se refere à leitura de textos visuais, o senso comum não costuma valorizar esse modelo, mas a maior parte da atividade compreensiva de um texto acontece durante a leitura. Enquanto se lê um texto híbrido, as previsões e o conhecimento de mundo devem ser ativados”, diz o Prof. Nataniel Gomes, organizador do evento.  

Sobre o SELEPROT 

O SELEPROT (Semiótica, Leitura e Produção de Texto) é um Grupo de Pesquisa criado em 2002, no Diretório Nacional de Grupos (CNPq), com a finalidade de congregar estudiosos sobre a contribuição semiótica para a proficiência em leitura e produção de textos. Com a expansão do grupo, hoje seus estudos e pesquisas se abrem para a multidisciplinaridade. Já temos representação nas seguintes unidades federadas: RJ, SP, GO, AM, MT, MS, CE, ES, PE e PA. Pretendemos reunir interessados de todos os Estados brasileiros. No nível internacional, integram o SELEPROT representantes dos EUA, Itália (Turim).

 

Programação

- Terça-feira, 4 de agosto – Mesa-redonda 2

A contribuição estilística de Erich Auerbach para a recepção da literatura bíblica e para as HQs

Sérgio Ricardo Gonçalves Dusilek (UFJF)

Explorando o caminho da intertextualidade na figura de Superman em Reino do Amanhã: diálogos diacrônicos com as origens do super-herói

Vanderlis Legramante Barbosa (UEMS / NuPeQ / UFMS)

Observações temático-figurativas em Angola Janga, de Marcelo D’Salete

Dagmar Vieira Nogueira Silva (UEMS / NuPeQ / UFMS)

 

- Quarta-feira, 5 de agosto – Palestra 1

Aspectos gramaticais do não verbal a partir da gramática do verbal em quadrinhos: subsídios para o ensino da leitura

Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu (UERJ)

  

- Quinta-feira, 6 de agosto – Mesa-redonda 3

Literatura e quadrinhos: sim? não? depende?

Maria Teresa P. Gonçalves (UERJ)

Tirinhas: um outro modelo de HQs

Denise Salim Santos (UERJ)

Quadrinhos e ensino de Língua portuguesa: envolver, refletir, concluir

 Tania Maria Nunes de Lima Camara (UERJ)

 

- Sexta-feira, 7 de agosto – Palestra 2 e lançamento de livro

Linguagem e quadrinhos: os letramentos do corpo sem órgãos

Daniel Abrão (UEMS / NuPeQ)

Lançamento do livro 100 Crônicas de Linguagem

Aline Saddi Chaves (UEMS)

Lucinéia Ramos (UEMS)

 

Saiba mais em: https://www.even3.com.br/seleprot2020/