Vestibular UEMS 2022 recebe mais de 6,6 mil candidatos neste sábado (8)

Por: Rubens Urue | Postado em: 08/01/2022

Candidatos(as) durante as provas (Dourados acima; Campo Grande abaixo)

Neste sábado (8) a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realiza o seu Processo Seletivo Vestibular (PSV) 2022 em 17 cidades de Mato Grosso do Sul. Com um total de 6.636 candidatos inscritos neste ano, as provas objetiva e de redação foram realizadas das 14h às 19h (horário de Mato Grosso do Sul). 

O Vestibular é aplicado em 17 municípios de Mato Grosso do Sul, sendo nas 15 cidades onde a Universidade possui unidades físicas e, ainda, em Três Lagoas e Corumbá. No ato da inscrição os candidatos puderam escolher qualquer localidade para realizar as avaliações, independente da oferta do curso. A logística foi adotada visando facilitar a vida dos vestibulandos, evitando longos deslocamentos para realização das provas.

Mais de mil vagas e biossegurança levada a sério

Nesta edição do processo seletivo, a UEMS está com 1.191 vagas abertas, em 58 cursos de graduação, oferecidos em 14 cidades do Estado. Do total de cursos ofertados no PSV 2022, a Universidade conta com quatro novos cursos de graduação: Tecnologia em Logística (Unidade de Jardim), Sistemas de Informação (Unidade de Nova Andradina), Agronomia (Unidade de Maracaju) e Agronomia (Unidade de Mundo Novo). 

A vice-reitora da UEMS, profa. Dra. Celi Correa Neres, ressalta que "realizar o Vestibular da UEMS num momento de pandemia marca uma etapa importante. É uma alegria acompanhar o momento no qual a nossa Universidade abre possibilidades para que novos alunos e alunas venham cursar graduação conosco. Diante de todos os desafios que passamos neste últimos nos, prosseguimos trabalhando e o resultado é a oferta de mais de mil vagas à população do Estado". Ela ainda destaca que os estudantes que ingressarem na UEMS, terão à disposição uma Universidade de excelência, com forte atuação no ensino, pesquisa e extensão, além de profissionais altamente qualificados, com mais de 90% dos docentes doutores. "Ampliamos significativamente nossas bolsas visando a permanência dos alunos e alunas em nossa Instituição. Que os novos ingressos venham sonhar a UEMS junto conosco", finaliza a vice-reitora da instituição.

Fontes institucionais concederam entrevistas à imprensa. A vice-reitora, profa. Dra Celi Correa Neres em Campo Grande; em Dourados, o prof. Dr. Fernando Machado, pró-reitor de Ensino em exercício

A diretora-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), profa. Dra. Nilde Brum, acompanhou a vice-reitora da UEMS no momento de abertura dos portões e reforçou que este Vestibular foi um exemplo de cuidado e obediência aos protocolos sanitários, destacando a relevância do evento. "A importância do Vestibular da UEMS já começa pelo fato de estarmos nos referindo a uma instituição pública do tamanho da Universidade. Na nossa avaliação, a UEMS se engrandece a cada realização do Vestibular, pois oferta condições para que o sul-mato-grossense possa ingressar num curso superior. Tivemos o privilégio de organizarmos esse processo mais um vez. O Vestibular está sendo realizado com toda segurança e tranquilidade. A biossegurança está sendo respeitada e os candidatos poderão fazer suas provas com todo o apoio destes protocolos, de forma ordeira e tranquila". A Fapec foi a organizadora do Vestibular UEMS 2022. 

O PSV UEMS 2022 seguiu todas as medidas de biossegurança vigentes, previstas em Edital: foram disponibilizados nos locais de prova álcool 70% em todas as salas para uso de todos os candidatos e envolvidos no certame; teve a obrigatoriedade de uso de máscara facial no comparecimento no local de realização das provas, que foi mantida durante toda a prova. O descumprimento do uso obrigatório da máscara facial conduzia à eliminação do candidato. Também foi permitido que o candidato fizesse uso de luvas descartáveis e que leve sua própria garrafa de água individual.

Relatos de alguns dos candidatos

Medicina foi, de longe, o curso mais concorrido do PSV UEMS 2022. De um total de 45 vagas, essa opção teve 3.708 inscritos, com uma concorrência de 148 candidatos por vaga. No momento da chegada dos inscritos, a maioria dos relatos foi justamente dos candidatos deste curso. 

Ana Luiza Moraes foi uma das candidatas inscritas para o curso de Medicina, ofertado na Unidade da UEMS de Campo Grande. "Foi um ano complicado para estudos, por isso, estou um pouco nervosa. Optei pela UEMS, pois sou campo grandense, moro aqui e estar próxima da Universidade fez toda a diferença em minha escolha. Também estou aqui por que minha mãe relata que a UEMS é uma Universidade de excelência".

Candidatos verificam o Ensalamento para realização das provas acima; abaixo, servidores envolvidos no Apoio de Aplicação das provas na Unidade Universitária da UEMS/Dourados

Graziely Deckert foi concrrente de uma vaga para o curso de  o de Direito ofertado na UEMS/Dourados. "Tô com o coração acelerado, aproveitei o tempo e estudei muito. Minha ansiedade também se justifica porque esse é o meu primeiro Vestibular", informou a jovem.

O candidato Matheus Cacheffo compareceu para prova em Dourados, visando o curso de Medicina ofertado na UEMS da capital e relatou o período de isolamento social dos últimos anos foi utilizado em seus estudos. "Venho me preparando há uns dois anos, para a prova, por conta da pandemia. Tô com muita expectativa e indico ser rápido nas decisões de resposta, mas fazer a avaliação com a devida calma", relatou.

Familiares presentes no momento mais importante

Marilde Pereira dos Santos, moradora de Fátima do Sul, é mãe de uma candidata ao curso de Direito da UEMS/Dourados e relatou a expectativa da prova deste sábado. "Minha filha se preparou, fez cursinho online e estudou bastante para a seleção do vestibular UEMS. Queremos muito que ela psse em Direito, um ótimo curso aqui da UEMS, Nessa hora, a gente fica ansiosa, mas a família toda torce por ela". 

O casal Lenize Santos e Antenor Silveira Santos, de Rio Brilhante, viajou com a filha candidata, Anelise de Oliveira, para fazer a prova em Dourados. "Minha filha teve uma rotina de muito estudo. Ele passou grande parte desses últimos anos 'enterrada nos estudos', estudando dia e noite por meio de aulas virtuais. O sonho dela é Medicina, claro, tanto que já é o terceiro Vestibular que ela concorre".

Familiares sempre fornecendo o suporte emocional necessário a filhos(as), sobrinhos(as), netos(as) durante um momento tão importante e de decisão na vida dos jovens

Maria Ribeiro, moradora de Dourados, e avó de uma candidata, a acompanhou durante a aplicação das provas do Vestibular UEMS 2022. "Vim acompanhar minha neta, que tem muito interesse em entrar no curso de Pedagogia aqui na UEMS/Dourados. Ela tem se preparado bem para essa seleção e enquanto ela faz a prova, eu fico aqui rezando e um pouco ansiosa, torcendo para que ela consiga essa oportunidade", informa.

Candidatos sabatistas

Considerando que a aplicação das provas ocorre no sábado, aos candidatos sabatistas (que, por convicção religiosa, guardam esse dia da semana, o sábado, ao descanso e/ou à oração), foi reservada uma sala especial, divulgada em Edital, iniciando a prova após o pôr-do-sol. Estes candidatos solicitaram previamente atendimento especial no ato da inscrição, com documentação exigida.

Edição e redação: Rubens Urue e Eduarda Rosa. Colaboradoras: Liziane Zarpelon; Emmanuelly Castro e Tatiane Queiroz (ACS/UEMS).


Anexos: