Workshop sobre Redação de Patentes envolve comunidade acadêmica e externa

Por: Liziane Zarpelon | Postado em: 08/11/2019

Nesta quinta e sexta-feira, dezenas de professores, acadêmicos e pessoas da comunidade em geral de Dourados e região participaram do workshop “Redação de Patentes - Além dos Guias”, ministrado pelo empresário Henry Suzuki, inventor, especialista em patentes e idealizador do projeto na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados.

A realização foi do Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual (NIPI) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com apoio da UEMS, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN) através da Aceleradora INOVA, e da Comissão de Inovação da ACED (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).

“ Nós temos muitas potencialidades tanto UEMS, quanto UFGD, para encaminhamentos e peticionamentos junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). A motivação desse curso é para que o pesquisador saia da potencialidade, pois potencialidade não é produto. Produto é ouvir o nosso palestrante Henry entender o que é patente e redigir a patente, encaminhar através do núcleo que é a nossa Agência UEMS de Inovação (NIT) ”, enfatiza a Profa. Dra. Loreci Gottschalk Nolasco, docente e pesquisadora do Curso de Direito da UEMS/Dourados.

Professora Loreci durante evento. (Foto: ACS)

O objetivo do evento foi disseminar conhecimentos sobre propriedade intelectual, inovação, busca e redação de patentes. O workshop atraiu pesquisadores, inventores, empreendedores e, principalmente, professores e profissionais dedicados ao compartilhamento de conhecimentos.

Palestrante Henry Suzuki durante os workshop. (Foto: ACS)

“ Tem várias formas de proteção intelectual como a redação de patente, segredo industrial, manutenção de parcerias e outras. Vocês estão aqui em Dourados distantes dos grandes centros do País em termos de infraestrutura, pesquisa e desenvolvimento. Temos grandes Instituições sim, como a UFGD, a UEMS, a UFMS.  [ ... ] o que vocês têm que os diferencia das demais nos grandes centros é a proximidade com o ecossistema de empreendedorismo e inovação do estado de Mato Grosso do Sul. Nenhuma outra instituição fora do MS tem essa proximidade tão grande”, explica o palestrante.

O workshop “Redação de Patentes - Além dos Guias” foi realizado no Bloco A da UEMS/Dourados. Foram dois dias de curso com conteúdo sobre introdução de patentes e outros mecanismos de propriedade intelectual, revisão de guias e diretrizes e atividades práticas.

Workshop sobre patentes na UEMS/Dourados. (Foto:ACS)

A iniciativa do projeto do Workshop está rodando o Brasil, ao longo de 2019 serão mais de 70 edições levando sempre o conhecimento sobre propriedade intelectual para as principais instituições brasileiras de ensino, pesquisa, empreendedorismo e inovação.

 

Sobre o ministrante: Henry Suzuki: Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, Consultor Colaborador da Questel Consulting (FR). Agente da Propriedade Industrial. Especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Agente do Questel Orbit no Brasil. Titular da Cadeira nº 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil - Academia Nacional de Farmácia. Empreendedor, Inventor, Cocriador da Rede Mentores do Brasil.

 

 

 


Anexos: