Observatório da Democracia, Políticas Públicas e Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul - OBSERVA-MS

        O Obsevartório da Democracia, Políticas Públicas e Desenvolvimento do Mato Grosso do Sul - Observa-MS, é um observatório de acompanhamento de dados da politica, sociologia, economia e temas inerentes, tendo como foco a sociedade Sul-Mato-Grossense. Neste escopo, contempla  pesquisas centradas nos mais variados temas ligados as ciênciais sociais, especilamente relacionados a política e a sociologia. 

      O observatório reúne diversos professores pesquisadores da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS, sendo também um  espaço de divulgação das atividades de pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa Democracia, Políticas Públicas e Desenvolvimento - NDPD e, de demais pesquisadores do estado vinculados ao curso de Ciências Sociais, em especial, da Unidade de Paranaiba - MS. 

      Criado em maio de 2021 o observatório possui como missão central produzir e divulgar conhecimentos que subsidiem o desenvolvimento do estado de Mato Grosso do Sul e de todo país nas mais variadas vertentes visando contribuir com o debate científico aprofundado.

       O Observa-MS busca ainda apresentar estudos especificos e realizar pesquisas qualitativas e quantitativas acadêmicas e profissionais na área das ciências sociais tendo como foco estudos de opinião, mercado, painel e de impacto social, bem como realizar diagnósticos e prognósticos sobre o desenvolvimento do estado de forma comparada ou em torno de recortes empíricos específicos. Além disso, o Observatório também  está apto a fornecer estudos e consultorias sob demanda para instituições públicas nos seus três níveis de governo voltadas a prestação de serviços de natureza institucional (Conforme Deliberação CA/COUNI-UEMS Nº 16, de 15 de maio de 2018) e/ou para  instituições  privadas, sobretudo, aquelas que tenham como princípio o bem estar social e fortalecimento sociedade nacional.

          Em fim, o Observa-MS busca reunir expertises e pensar coletivamente  superação de desafios que engessam e obsetacularizam o desenvovimento do estado do bem estar social, sobretudo, no âmbito do estado de Mato Grosso do Sul. Assim, espera-se fornecer elementos para uma gestão de estado eficiente, transparente, celere e, que contemple mecanismos robustos de accountability, publicidade e efetividade administrativa nos múltiplos e diversos setores do estado.  



Anexos:


Equipe
Projetos em Desenvolvimento
Projetos Concluídos
Publicações
Links importantes
Parceiros
Eventos
Notícias
Contato