Projeto Midia Ciência

O que é PDI?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um instrumento do Planejamento Institucional, no qual cabe à comunidade universitária, explicitar seu projeto de Universidade para os próximos cinco anos, expresso por diretrizes, metas e ações, abrangendo as dimensões Física, Organizacional e Acadêmica da Instituição.

A construção do PDI deve ser livre e criativo, com ampla participação de todos, num processo democrático e participativo, características fundamentais da universidade pública e da UEMS, onde a mesma cotidianamente através de seus órgãos colegiados envolve as diferentes partes interessadas e os diferentes segmentos em suas decisões. Respeitando dessa forma, a diversidade de pensar, conhecer, de ser e de agir dos diferentes sujeitos da IES.

A discussão para a construção/elaboração do PDI deve ser orientada por documentos base, destacando principalmente o PDI atual, relatório da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Relatório de Recredenciamento da UEMS, documentos de reconhecimento dos Cursos/Unidade e relatórios de autoavaliação dos cursos.

A construção do PDI deve se pautar nos eixos temáticos e dimensões do Instrumento de Avaliação Institucional Externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), proposto pela Portaria n. 1.382, de 31 de outubro de 2017. Esta metodologia foi adotada para facilitar a organização das metas e ações a serem executadas pela UEMS, porém não podemos deixar de lembrar, que todas as ações estão interligadas para o cumprimento da missão e dos objetivos da UEMS.

Acesse o PDI 2014-2018 clicando aqui

Acesse o PDI 2009-2013 clicando aqui

Acesse o PDI 2008 clicando aqui

Acesse o PDI 2002-2007 clicando aqui


Missão

Gerar e disseminar o conhecimento com vistas ao desenvolvimento das potencialidades humanas, dos aspectos político, econômico e social do Estado com compromisso democrático de acesso à educação superior e fortalecimento de outros níveis de ensino, contribuindo, dessa forma, para a consolidação da democracia.

Visão de futuro

Consolidação da UEMS, enquanto instituição geradora e socializadora do conhecimento e fomentadora do avanço científico e tecnológico, em direção ao desenvolvimento da sociedade sul-mato-grossense.