Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas sobre os cursos, as vagas e as formas de ingresso na nossa Universidade.

Não. 100% das vagas dos cursos de graduação são ofertadas pelo Sisu, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Não. A UEMS é uma Universidade pública, por isso é gratuita.
Você pode acessar o link http://www.uems.br/graduacao e saber mais sobre os nossos cursos de graduação, duração, áreas de atuação, grade de matérias e etc.
Serão 57 cursos participantes com 2.338 vagas ofertadas. Saiba mais.
Já estão disponíveis em: https://enem.inep.gov.br
Será do dia 23 a 26 de janeiro.
O resultado será publicado no dia 29 de janeiro.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre o portal (http://sisu.mec.gov.br) para inscrições destinado aos estudantes que realizaram o ENEM. Para se inscrever em qualquer curso de graduação da UEMS é necessário que o candidato acesse o portal, faça a sua opção pelo curso utilizando o seu número de inscrição e a senha do ENEM.
Sim. É permitido ao candidato, durante o período de inscrição, modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
As notas de corte serão divulgadas nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, a partir de 0h.
A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.
Na UEMS, a matrícula poderá ser feita de 5 a 7 de fevereiro.
Após a primeira chamada do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada, prioritariamente, para preenchimento das vagas não ocupadas.
Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve acessar o seu boletim, no portal (http://sisu.mec.gov.br) e manifestar seu interesse de 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2018. O resultado da Lista de Espera será divulgado no dia 8 de fevereiro. Com a convocação dos candidatos a partir de 09 de fevereiro.
Podem participar da Lista de Espera os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares, assim como os candidatos selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula. A participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas é gerenciada pela UEMS.
Não. Cada candidato tem que acessar a Lista de Espera no site da UEMS, neste link.
Sim. A UEMS tem um Processo Seletivo Interno. É utilizado quando o curso não tem mais candidatos na lista de espera do SISU e ainda existem vagas ociosas. Este processo exige que o candidato tenha participado do ENEM (2011 a 2017). Mais informações: ingresso@uems.br
Sim. 20% de todas as vagas são destinas a acadêmicos negros e 10% são para indígenas.
A UEMS oferece bolsas e auxílios dos seguintes programas: Programa de assistência estudantil, Iniciação Científica (PIBIC), PIBIC Ações afirmativas, Iniciação Tecnológica e de inovação (PIBITI), Iniciação a Docência, Programa Institucional de Monitoria, Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), Programa Vale Universidade Indígena, Programa Vale Universidade. Saiba mais.
O edital para candidatos portadores de diploma é aberto após todas as chamadas do Sisu e após o Processo Seletivo Interno da UEMS. Mais informações: dra@uems.br
O processo é destinado a alunos matriculados regularmente em outras instituições de ensino superior. Este processo é realizado via Edital próprio da UEMS e somente quando há vagas existentes em seus cursos de graduação. O período para realização do processo de transferência externa será divulgado pela Diretoria de Registro Acadêmico. Mais nformações: dra@uems.br
Não. A UEMS só participa do Sisu de início do ano, que ocorre em janeiro/fevereiro.
Na página “Estude na UEMS” no nosso site e na nossa página oficial no Facebook

História & Missão
Órgãos Colegiados
Reitoria
Comissão de Avaliação
Conselho de Ética
Gabinete da Reitoria
Eleições
Perguntas Frequentes