Agronomia (Cassilândia)

Apresentação

 
 
O Programa de Pós-graduação em Agronomia, área de concentração em “Sustentabilidade na Agricultura”, Stricto Sensu, em Nível de Mestrado, está inserido na “Região do Bolsão” do estado de Mato Grosso do Sul, definida com base no “Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável” do Estado, formada por 9 municípios: Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paranaíba, Selvíria e Três Lagoas.

A posição geográfica estratégica e extremamente favorável da Unidade Universitária de Cassilândia, próxima aos Estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso, permite maior integração com estudantes e pesquisadores de Instituições de Ensino e de Pesquisa desses Estados, possibilitando maior desenvolvimento para o município.

A demanda local envolve pesquisas no Setor de Produção de Hortaliças, atendendo a pequenos produtores e agricultura familiar, no Setor de Silvicultura (seringueira) e eucalipto que está em grande expansão na região, no Setor Agropecuário com ênfase na formação de pastagens e no manejo do sistema de integração agricultura-pecuária, além do Setor Agrícola com pesquisas envolvendo o manejo sustentável dos principais modelos de cultivo das principais culturas da região do Cerrado Sul-Mato-Grossense. Pesquisas com ênfase na Sustentabilidade na Agricultura, dentro ou fora do Estado de Mato Grosso do Sul, permitirão a melhoria do uso agrícola do solo e de recursos naturais.

Com este panorama, o Curso de Mestrado em Agronomia com área de concentração em “Sustentabilidade na Agricultura” insere-se no contexto de inovação a fim de captar recursos e estabelecer parcerias que possibilitem o desenvolvimento de pesquisas que atendam as necessidades dos diversos Setores Produtivos do Estado, especialmente da região de Leste do Mato Grosso do Sul, possibilitando a geração de novos empregos e renda, com base sustentável.

A área de concentração escolhida fortalecerá a pesquisa científica do Mato Grosso do Sul, pesquisando questões que envolvam o uso racional dos recursos naturais. Neste contexto, o Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Unidade de Cassilândia, busca consolidar o desenvolvimento regional, com capacidade de adequar aspectos sociais, econômicos e ambientais, com vistas em sistemas de produção sustentáveis na região do Cerrado Sul-Mato-Grossense.
 
 
 
 

Coordenação do Curso (2019-2021)

Prof. Dr. Fábio Steiner (Coordenador)
Prof. Dr. Sérgio Roberto Rodrigues (Coordenador Adjunto) 

 

Representante Discente

Titular: Kátia Cristina da Silva
 
 
 
 
 
 
Contatos:

Prof. Dr. Fábio Steiner

Coordenador do Programa de Pós- Graduação em Agronomia

E-mail: steiner@uems.br, pgac@uems.br

Telefone: +55 (67) 3596-7641

 

 

Dr. Alcides Ortega

Secretário do Programa de Pós- Graduação em Agronomia

E-mail: ortega@uems.br, pgac@uems.br

Telefone: +55 (67) 3596-7608

 

 

 

 

Endereço para correspondência:

Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Sustentabilidade na Agricultura

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Unidade Universitária de Cassilândia

Endereço: Rod. MS 306, km 6,4

CEP: 79540-000 – Cassilândia/MS, Brasil.

 

 

 

 

 

 


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato