Agronomia (Cassilândia)

Eventos

 

Bolsista PNPD/CAPES do PGAC participa de Congresso Internacional em Austin, Texas (EUA)
Sexta-feira, 10/01/2020

Ganhadora do prêmio “Melhor Trabalho de Pós-Graduação” do 12º Congresso Brasileiro do Algodão (12º CBA), Dra. Ilca Puertas de Freitas e Silva, bolsista de Pós-doutorado (PNPD/CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Sustentabilidade na Agricultura (PGAC), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Cassilândia, participou, nos dias 8, 9 e 10 de janeiro, de um dos maiores eventos internacionais da cotonicultura, a Beltwide Cotton Conference 2020, que aconteceu em Austin, no Texas (EUA).

Ilca Puertas, procura estar sempre presente nos eventos nacionais ligados a cultura do algodão e também já esteve em diversos encontros na América Latina, mas esta foi a sua primeira vez numa conferência nos Estados Unidos. Segundo ela, uma das coisas que mais chamaram sua atenção na Beltwide foi o foco na extensão rural. “Enquanto nós, no Brasil, nos atemos muito à pesquisa acadêmica, lá eles vão para o campo entender as demandas do cotonicultor, para desenvolver conhecimento e gerar mais produtividade e sustentabilidade na produção. Isso me deu uma nova perspectiva para minha vida acadêmica”, disse a pesquisadora. “Foi uma experiência inesquecível esta premiação do 12º CBA, promovido pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão (ABRAPA). Submeti apenas um trabalho e fiquei muito feliz por ter sido contemplada”, afirmou.


Ilca aproveitou a oportunidade de estar na Beltwide Cotton Conference, para também deixar sua marca na conferência: enviou uma pesquisa de sua autoria, na área de defensivos agrícolas, sobre o herbicida glifosinato e teve o prazer de explicar o seu banner para os presentes.

 

 

_______________________________________________________________________________________________________________

Pesquisadores da ESALQ/USP discutem novas aplicações para o uso de Semioquímicos na Agricultura Brasileira
Sexta feira, 04/10/2019

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Sustentabilidade na Agricultura, de Cassilândia realizou hoje, dia 04 de outubro de 2019, o ciclo de palestras com a pesquisadora Amanda Carlos Túler e o pesquisador Fernando Zanotti Madalon, ambos são doutorandos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) em de Piracicaba/SP. As palestras foram voltadas para os acadêmicos do Curso de Mestrado em Agronomia da Unidade Universitária de Cassilândia, e contou com a presença de 22 participantes, entre alunos e professores do Mestrado em Agronomia.

A pesquisadora, Amanda C. Túler, abordou em sua palestra a importância e as aplicações do uso do conhecimento da “Interação Inseto-Planta-Microorganismo” dentro do contexto da agricultura brasileira. Amanda Túler, em sua apresentação, mostrou o que há de mais inovador nos estudos científicos voltados a investigar a Interação Inseto-Planta-Microorganismo e o uso de Semioquímicos na Agricultura. A pesquisadora destacou que, “Toda e qualquer substância química utilizada na comunicação entre os seres vivos na natureza são denominados de semioquímicos. E, quando estes semioquímicos atuam entre indivíduos de uma mesma espécie são chamados de feromônios, e aqueles que atuam entre indivíduos de espécies diferentes são chamados de aleloquímicos”.

O pesquisador, Fernando Zanotti Madalon, abordou em sua palestra a “Seleção de modelos de armadilha de semioquímicos, aperfeiçoamento de atraentes e determinação do nível de controle para o manejo da broca-do-café [Hypothenemus hampei (Ferrari)]”.


Inicialmente, Fernado relatou a importância do monitoramento da taxa de infestação da broca-do-café, que, hoje, é considerada a segunda praga mais importante na cafeicultura brasileira. Segundo o pesquisador da ESALQ, Fernando Zanotti Madalon o uso de armadilha de semioquímicos pode ser uma alternativa para combater a broca-do-café. "Uma praga que provoca perdas consideráveis nas lavouras cafeeiras pode ser controlada sem o uso de agrotóxicos. É o que mostra uma experiência implantada na Zona da Mata, em Espírito Santo, para combater a broca-do-café.

"Os discentes do Curso de Mestrado em Agronomia da UEMS, Unidade de Cassilândia, são os maiores beneficiados com esta troca de experiência e conhecimento com os estudantes de Doutorado da Esalq/USP”, destaca o Coordenador do Programa Prof. Dr. Fábio Steiner. De acordo com o Prof. Fábio, a realização deste ciclo de palestras com os pesquisadores da Esalq/USP, somente foi possível devido aos estudos em parceria do Prof. Dr. Sérgio Roberto Rodrigues, docente permanente do Programa, com a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). O desenvolvimento destes estudos estão relacionados à atratividade e identificação de compostos voláteis envolvidos na comunicação química de besouros do Cerrado.

"Os avanços envolvendo a parceria entre a UEMS e a Esalq/USP, por meio do INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia), têm sido promissores e importantes para alavancar estudos sobre a ecologia química de melolontídeos do Cerrado, bem como a formação de futuros pesquisadores na região no Mato Grosso do Sul, nessa linha de pesquisa tão relevante para a agricultura brasileira", enfatizou o Prof. Dr. Sérgio Roberto Rodrigues.

 

 

_______________________________________________________________________________________________________________

Mestrado em Agronomia da UEMS/Cassilândia granha prêmio no 12º Congresso Brasileiro de Algodão
Quinta-feira, 29/09/2019.

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Sustentabilidade na Agricultura, da Unidade de Cassilândia (PGAC), ganhou os três principais prêmios do 12º Congresso Brasileiro do Algodão (12º CBA), o maior evento da cotonicultura nacional, realizado de 27 a 29 de agosto, Goiânia/Goiás.

Os trabalhos, sob orientação do Prof. Dr. Tiago Zoz e da Profa. Dra. Luciana Claudia Toscano, foram premiados como: Melhor Trabalho Científico (discente Isabela Machado de Oliveira), Melhor Trabalho Pós-Graduação (Pós-doutorando Ilca Puertas de Freitas e Silva) e Melhores trabalhos Professores – Orientadores (Prof. Dr. Tiago Zoz).

 

A aluna do Mestrado em Agronomia do PGAC, Isabela Machado de Oliveira Lima foi premiada com o “Melhor Trabalho Científico” e ganhou uma bolsa de pesquisa no valor de R$10 mil.

A pesquisadora de Pós-doutorado (PNPD/CAPES), Dra. Ilca Puertas de Freitas e Silva, ganhou a participação na Cotton Beltwilde Conference 2020, no Texas/EUA, pelo prêmio de “Melhor Trabalho Pós-Graduação”.

O Prof. Tiago Zoz foi premiado na categoria “Melhores trabalhos Professores – Orientadores” com uma bolsa de R$10 mil para orientação de alunos de Graduação e de Pós-graduação na área de Algodão.

O 12º Congresso Brasileiro do Algodão teve 2100 inscritos, quase 3.000 participantes; 5 workshops; 24 salas temáticas; 6 plenárias; 107 palestrantes; 175 trabalhos científicos; 29 patrocinadores; 10 startups; Representantes de 21 estados e 12 países; Mais de 1000 pessoas envolvidas na produção e construção do evento; 18 meses de planejamento e trabalho de pré-produção.

 

 

_______________________________________________________________________________________________________________

PROPP/UEMS realiza VI Seminário Interno de Avaliação da Pós-Graduação
Terça-feira, 20/08/2019

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP), da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), promove no próximo dia 26 agosto de 2019, a partir das 14h, o VI Seminário Interno de Avaliação da Pós-Graduação que tem como foco “Autoavaliação”.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) criou um novo item para avaliação dos programas de pós-graduação, a autoavaliação. Este item será incorporado na avaliação dos programas, por isso, nesse momento a orientação da Capes é que os programas com apoio da PROPP elaborem instrumentos de autoavaliação.

O Seminário iniciará às 14h com a “Contextualização do Processo de Autoavaliação”, às 15h os coordenadores dos Programas de Pós-graduação da UEMS farão a “Apresentação dos Projetos de Autoavaliação” e às 20h ocorrerá a apresentação do Instrumento de Autoavaliação Institucional.

As atividades do VI Seminário Interno de Avaliação da Pós-Graduação ocorrerão na sala de reuniões da Reitoria, em Dourados.

 

 

 

 

 

_______________________________________________________________________________________________________________

ANAIS DE EVENTOS CIENTÍFICOS

Anualmente, o Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Sustentabilidade na Agricultura promove a Semana de Pesquisa da Pós-Graduação juntamente com a Semana Agronômica de Cassilândia, promovida pelos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia.

 

Abaixo são disponibilizados os Anais das edições do evento já realizadas:

2018 : Anais da VI Semana de Pesquisa e Pós-Graduação

2017 : Anais da V Semana de Pesquisa da Pós-Graduação

2016 : Anais da IV Semana de Pesquisa da Pós-Graduação

2015 : Anais da III Semana de Pesquisa da Pós-Graduação

2014 : Anais da II Semana de Pesquisa da Pós-Graduação

2013 : Anais da I Semana de Pesquisa da Pós-Graduação


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato