Gestão de Turismo (Campo Grande)

Disciplinas

(Calendário de Aulas em anexos)

Disciplinas

Gestão e Sistema de Turismo

Carga Horária: 30 h/a Créditos: 02

Ementa:

Epistemologia do Turismo. Considerações epistemológicas sobre as segmentações do mercado turístico. Teorias de sistemas. Sistur. Gestão de Sistemas de Turismo.

Arranjo Produtivo Local e Turismo

Carga Horária: 30 h/a Créditos: 02

Ementa:

Arranjos produtivos locais, características, perspectivas conceituais, formação, planejamento, governança e estruturação em redes entre atores no turismo.  Arranjos produtivos e novas formas de organização competitiva regional na atividade turística. Sistemas locais de inovações. Arranjos e sistemas produtivos e inovativos local. Apresentação e discussão de estudos de caso e de experiências concretas em aglomerações produtivas e/ou arranjos produtivos locais.

Gestão de Destinos Turísticos

Carga Horária: 30 h/a Créditos: 02

Ementa:

Destinos turísticos: definição, evolução do conceito e a importância das Organizações da Gestão de Destinos Turísticos. Inovação e a experiência turística como diferenciais competitivos para os destinos turísticos.  Princípios da gestão de destinos turísticos.  As cidades como marca e espetáculo. Estudo de caso de destinos turísticos inteligentes

Economia e Gestão 3.0

Carga Horária: 30 h/a Créditos: 02

Ementa:

Conceitos de Economia. A questão da escassez e os problemas econômicos fundamentais. A questão da organização econômica-sistemas econômicos. Setor Público. Estruturas de mercado. Políticas econômicas e seus instrumentos. Planejamento estratégico: missão, visão e valores. Matriz SWOT. Balanced scorecard (BSC). Gestão do plano. Noções de plano de negócios. Plano de ação 5W2H e matriz GUT.

Gestão Estratégica e planejamento

Carga Horária: 30 h/a Créditos: 02

Ementa:

Comportamento organizacional. Objetivos, desafios e metas organizacionais. A estratégia no contexto organizacional. Introdução ao planejamento estratégico e o processo de planejamento estratégico. Elaboração do planejamento estratégico – diagnóstico estratégico. A missão da empresa. Formulação e implementação das estratégias empresariais. Controle e avaliação estratégica.

Liderança e Gestão Estratégica

Carga Horária: 30 h/a Créditos: 02

Ementa:

Do mecanicismo à sociedade do conhecimento. Liderança na era das competências. Motivação como ferramenta da liderança. Equipes de alto desempenho. Impactos no desenvolvimento pessoal e profissional. Relação entre coaching & mentoring. Sistema representacional de liderança. Evolução do pensamento estratégico. Análise do ambiente interno e externo. Cenários, oportunidades, ameaças e o ambiente competitivo. Aplicação das principais ferramentas estratégicas. Desenvolvimento de estratégias. Objetivos e plano de ação.

Empreendedorismo

Carga Horária: 30 h/a Créditos: 02

Ementa:

Conceito de empreendedorismo. Características do empreendedor. Desenvolvimento de competências (Conhecimento, Habilidades e Atitudes – CHA) empreendedoras. Inovação, instituições, desenvolvimento e empreendedorismo. Empreendedorismo e novos negócios. Plano de negócios e sua elaboração. Análise de mercado e cadeia produtiva. Conduta ou estratégia para o empreendedor. Desempenho e gestão, elementos para continuidade do projeto empreendedor.

Tecnologias de Informação na Gestão em Turismo

Carga Horária: 15 h/a Créditos: 01

Ementa:

Gestão da Informação, Tecnologias de Informação (redes de comunicação, sistemas de gerenciamento de dados, data mining, inteligência artificial), Gestão de Tecnologias de Informação.

Sistemas de informação da Gestão de Turismo

Carga Horária: 30 h/a Créditos: 02

Ementa:

Sistemas de informações geográficas (SIGs): Estrutura e modelagem. Técnicas de coleta e tratamento de dados geográficos. Geoinformação estratégica para o turismo. Sistemas de apoio à decisão. Introdução à gestão de projetos: escopo, tempo, custos, recursos humanos, comunicação, riscos, qualidade e aquisições.

Marketing Digital

Carga Horária: 15 h/a Créditos: 01

Ementa:

Conceito evolução do marketing tempo real, ambiente de marketing digital, comportamento consumidor na era digital, revolução digital do marketing, comércio eletrônico, propaganda on-line, ações de comunicação, domínio do mercado digital, plano e estratégia para o mercado digital, tendências de marketing aplicadas ao turismo.

Finanças e Geração de Valor

Carga Horária: 30 h/a Créditos: 02

Ementa:

Estrutura de custos e o processo de precificação; finanças pessoais e o negócio; Gestão orçamentária; Ponto de equilíbrio; Estratégias de crescimento; Análise de indicadores de desempenho.

Gestão de Recursos Financeiros

Carga Horária: 15 h/a Créditos: 01

Ementa:

Capitalizações simples e compostas. Descontos simples e compostos. Rendas certas. Rendas variáveis. Taxa interna de retorno. Equivalência de fluxos de caixa. Amortização de empréstimos. Noções de análise de investimento. Correção monetária. Fundamentos de investimentos de capital. Séries não homogêneas. Sistemas de amortização de dívidas. Equivalência de fluxos de caixa. Critérios de análise de investimentos: payback, retorno contábil, Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR). Introdução à análise de títulos. Introdução à análise de projetos de investimentos.

Legislação e Responsabilidade Civil Consumerista

Carga Horária: 15 h/a Créditos: 01

Ementa:

Noções gerais de direito civil e da teoria geral da responsabilidade civil; Responsabilidade civil subjetiva e objetiva; Responsabilidade do fornecedor e assemelhado; Responsabilidade dos proprietários de hotéis e similares; Legislação de proteção ao consumidor e responsabilidade civil pelo fato do produto e do serviço.

Metodologia da Produção Acadêmica e Científica

Carga Horária: 30 h/a Créditos: 02

Ementa:

Conhecimento: formas, criação e produção. Ciência e Universidade. Técnica e estruturação de um projeto de pesquisa. Métodos de estudo. Redação de textos: Revisão bibliográfica, artigo, paper e relatório. Normas técnicas do trabalho científico.

 


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato