Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos - Ponta Porã

Apresentação

"Lamentar as experiências vividas é uma forma de impedir o próprio desenvolvimento" (Oscar Wilde)

O PPGDRS:

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos da UEMS, Nível Mestrado - PPGDRS - está sendo estruturado desde 2007, com vistas também a verticalização do Ensino Superior na área de ciências sociais aplicadas. Exemplos de ações que corroboraram a construção desse programa foram a liberação de docentes para doutoramento, incluindo programas de doutorado de docentes e projetos com apoio e parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) e da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP –Dracena), entre outras.

A parceria com as demais instituições pode ser notada no Encontro Científico de Administração, Economia e Contabilidade (ECAECO), realizado anualmente na cidade de Ponta Porã-MS, que foi estrategicamente planejado, para ser um elemento de fomento das atividades científicas fortalecendo a interação interinstitucional e abrindo campo para a consolidação de programas de Pós-Graduação.  Esse evento científico foi reorganizado e planejado no ano de 2010 para constituir um dos degraus importantes para a consolidação de um programa de pós-graduação na região. Sua finalidade foi estratégica em definir sua área de atuação em desenvolvimento regional, inovação e agronegócios, buscando acompanhar os planos de criação de um mestrado em desenvolvimento regional. Atualmente o ECAECO ocorre junto com o Seminário Internacional de Integração e Desenvolvimento Regional (SIDER), que tem por objetivo formar redes de pesquisa e elaborar um aprofundamento das discussões que envolvem o tema de desenvolvimento regional, integração econômica e desenvolvimento de sistemas produtivos.
No ano de 2013 foi enviada a proposta de Mestrado “Stricto Sensu” em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão federal responsável pelo reconhecimento dos cursos de Pós-Graduação, sendo reconhecido para iniciar as suas atividades.
Esse reconhecimento não foi uma construção isolada, pois a UEMS teve a cooperação de outras instituições de ensino e pesquisa, além de organizações ligadas à sociedade local. Cooperaram com esse Programa as IES que o nuclearam através de seus cursos de Pós-Graduação, como: o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, da UNIOESTE, Toledo/PR; o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da UTFPR, Pato Branco/PR bem como o Programa de Desenvolvimento Regional, da UNISC, Santa Cruz do Sul/RS. Também foram solidárias com essa proposta a Universidade Federal de Viçosa, através do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através do Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Economia e Administração.
Como visto, o PPGDRS foi construído por várias mãos, é uma conquista da região e tem no fomento ao seu desenvolvimento um dos seus grandes objetivos.

COORDENADOR DO CURSO
Dr. Fabricio Antonio Deffacci