Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos - Ponta Porã

MATRÍCULA: 24/07/2019 - 25/07/2019

INÍCIO DAS AULAS: AGOSTO DE 2019

RESULTADO FINAL

RESULTADO DA ETAPA 3 - (ENTREVISTA - CLASSIFICATÓRIA E ELIMINATÓRIA)

RESULTADO DA ETAPA 2 - PROJETOS (CLASSIFICATÓRIA) E AGENDA DE ENTREVISTAS

RESULTADO DA ETAPA 1 - PROVA ESCRITA (ELIMINATÓRIA)

RESULTADO DAS INSCRIÇÕES

EDITAL COMPLETO E INSCRIÇÃO!

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

TEXTOS DE REFERÊNCIA PARA A PROVA ESCRITA

DISCIPLINAS EM ANDAMENTO - 1º SEMESTRE 2019

Horário das disciplinas 1º Semestre 2019 - Início das aulas 11/03/2019

Semanais (para alunos regulares e especiais)

Dia da semana

Competitividade em Sistemas Agroindustriais

Dr. Márcio de Araújo Pereira

Turismo e Desenvolvimento

Dra. Dores Cristina Grechi

Dinâmicas Territoriais e Desenvolvimento Sustentável

Dra. Eliana Lamberti

Cultura, Sociedade e Economia

Dra. Célia Maria Silvestre Foster

Processos Sócio-Históricos do Mato Grosso do Sul

Dra. Viviane Scalon Fachin

Modernização, Instituições Políticas e Desenvolvimento

Dr. Fabricio Antonio Deffacci

Concentradas (para alunos regulares e especiais)

06/05/2019 a 10/05/2019

Manhã e Tarde

Tópicos Especiais em Desenvolvimento: Educação e Tecnologias como motor do Desenvolvimento Regional

Dr. Carlos Buesa Busón

24/06/2019 a 28/06/2019

Sistemas Produtivos Agrários e Desenvolvimento Rural

Dr. Omar Jorge Sabbag

Obrigatória Semanal (apenas para alunos regulares)

Dia da semana

Seminário II

Dra. Rosenery Loureiro Lourenço

Obrigatória Concentrada (apenas para alunos regulares)

08/07/2019 a 12/07/2019

Desenvolvimento e Políticas Econômicas

Dr. Fabricio José Missio

"Lamentar as experiências vividas é uma forma de impedir o próprio desenvolvimento" (Oscar Wilde)

O PPGDRS:

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos da UEMS, Nível Mestrado - PPGDRS - está sendo estruturado desde 2007, com vistas também a verticalização do Ensino Superior na área de ciências sociais aplicadas. Exemplos de ações que corroboraram a construção desse programa foram a liberação de docentes para doutoramento, incluindo programas de doutorado de docentes e projetos com apoio e parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) e da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP –Dracena), entre outras.

A parceria com as demais instituições pode ser notada no Encontro Científico de Administração, Economia e Contabilidade (ECAECO), realizado anualmente na cidade de Ponta Porã-MS, que foi estrategicamente planejado, para ser um elemento de fomento das atividades científicas fortalecendo a interação interinstitucional e abrindo campo para a consolidação de programas de Pós-Graduação.  Esse evento científico foi reorganizado e planejado no ano de 2010 para constituir um dos degraus importantes para a consolidação de um programa de pós-graduação na região. Sua finalidade foi estratégica em definir sua área de atuação em desenvolvimento regional, inovação e agronegócios, buscando acompanhar os planos de criação de um mestrado em desenvolvimento regional. Atualmente o ECAECO ocorre junto com o Seminário Internacional de Integração e Desenvolvimento Regional (SIDER), que tem por objetivo formar redes de pesquisa e elaborar um aprofundamento das discussões que envolvem o tema de desenvolvimento regional, integração econômica e desenvolvimento de sistemas produtivos.
No ano de 2013 foi enviada a proposta de Mestrado “Stricto Sensu” em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão federal responsável pelo reconhecimento dos cursos de Pós-Graduação, sendo reconhecido para iniciar as suas atividades.
Esse reconhecimento não foi uma construção isolada, pois a UEMS teve a cooperação de outras instituições de ensino e pesquisa, além de organizações ligadas à sociedade local. Cooperaram com esse Programa as IES que o nuclearam através de seus cursos de Pós-Graduação, como: o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, da UNIOESTE, Toledo/PR; o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da UTFPR, Pato Branco/PR bem como o Programa de Desenvolvimento Regional, da UNISC, Santa Cruz do Sul/RS. Também foram solidárias com essa proposta a Universidade Federal de Viçosa, através do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através do Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Economia e Administração.
Como visto, o PPGDRS foi construído por várias mãos, é uma conquista da região e tem no fomento ao seu desenvolvimento um dos seus grandes objetivos.

COORDENADOR DO CURSO
Dr. Fabricio Antonio Deffacci