Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos - Ponta Porã

-EDITAL Nº 19-2020 - RESULTADO DE RECURSO PARA CORREÇÃO DA PROVA ESCRITA

EDITAL 16/2020 EM ANEXO NO FINAL DA PÁGINA

EDITAL Nº 18/2020-PPGDRS/UEMS – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

A COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO PPGDRS/2020, Portaria UEMS-PROPP nº 017/2020, de 17 de março de 2020, publicada no Diário Oficial n. 10.118 18 de março de 2020, Página 30, publica HOMOLOGAÇÃO das INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL E DE SISTEMAS PRODUTIVOS DA UEMS – Nível de Mestrado – UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE PONTA PORÃ:

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS:

VICENTE AQUINO NETO

VINICIUS DE ALMEIDA GONÇALVES

WALTECIR CARDOSO PEREIRA

Ponta Porã-MS, 11 de agosto de 2020.

Fabricio A Deffacci

Presidente da Comissão do Processo Seletivo

Prova Escrita (14/08/2020)

Bibliografias Indicadas:

DEFFACCI, Fabrício Antonio; FACHIN, Viviane Scalon; SOUZA, Edson Pereira de (Orgs.). Desenvolvimento Regional: fronteira sul-matogrossense em perspectiva. Jundiaí: Paco, 2019.
MONTEIRO NETO, Aristides; CASTRO, César Nunes de; BRANDÃO, Carlos Antonio (Orgs.). Desenvolvimento regional no Brasil: políticas, estratégias e perspectivas. Rio de Janeiro: Ipea, 2017.

Todo desenvolvimento verdadeiramente humano significa o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e do sentimento de pertencer a espécie humana.

Edgar Morin

O PPGDRS

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos da UEMS, Nível Mestrado - PPGDRS - está sendo estruturado desde 2007, com vistas também a verticalização do Ensino Superior na área de ciências sociais aplicadas. Exemplos de ações que corroboraram a construção desse programa foram a liberação de docentes para doutoramento, incluindo programas de doutorado de docentes e projetos com apoio e parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) e da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP –Dracena), entre outras.

A parceria com as demais instituições pode ser notada no Encontro Científico de Administração, Economia e Contabilidade (ECAECO), realizado anualmente na cidade de Ponta Porã-MS, que foi estrategicamente planejado, para ser um elemento de fomento das atividades científicas fortalecendo a interação interinstitucional e abrindo campo para a consolidação de programas de Pós-Graduação.  Esse evento científico foi reorganizado e planejado no ano de 2010 para constituir um dos degraus importantes para a consolidação de um programa de pós-graduação na região. Sua finalidade foi estratégica em definir sua área de atuação em desenvolvimento regional, inovação e agronegócios, buscando acompanhar os planos de criação de um mestrado em desenvolvimento regional. Atualmente o ECAECO ocorre junto com o Seminário Internacional de Integração e Desenvolvimento Regional (SIDER), que tem por objetivo formar redes de pesquisa e elaborar um aprofundamento das discussões que envolvem o tema de desenvolvimento regional, integração econômica e desenvolvimento de sistemas produtivos.

No ano de 2013 foi enviada a proposta de Mestrado “Stricto Sensu” em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão federal responsável pelo reconhecimento dos cursos de Pós-Graduação, sendo reconhecido para iniciar as suas atividades. Esse reconhecimento não foi uma construção isolada, pois a UEMS teve a cooperação de outras instituições de ensino e pesquisa, além de organizações ligadas à sociedade local. Cooperaram com esse Programa as IES que o nuclearam através de seus cursos de Pós-Graduação, como: o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, da UNIOESTE, Toledo/PR; o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da UTFPR, Pato Branco/PR bem como o Programa de Desenvolvimento Regional, da UNISC, Santa Cruz do Sul/RS. Também foram solidárias com essa proposta a Universidade Federal de Viçosa, através do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através do Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Economia e Administração.

Como visto, o PPGDRS foi construído por várias mãos, é uma conquista da região e tem, no fomento ao seu desenvolvimento, um dos seus grandes objetivos.

COORDENADOR DO CURSO
Dr. Fabricio Antonio Deffacci