Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos - Ponta Porã

Apresentação

LANÇADO EDITAL PARA INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO COMO ALUNO ESPECIAL NAS DISCIPLINAS OFERTADAS NO MESTRADO, REFERENTE O 1º SEMESTRE LETIVO DE 2020

EDITAL Nº 01/2020 - RESULTADO DAS INSCRIÇÕES DEFERIDAS/INFEDERIDAS E MATRÍCULA

EDITAL Nº 13/2019 - DIVULGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

ANEXO I - FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

MODELO CARTA INTENÇÃO

AS INSCRIÇÕES SERÃO ONLINE ENTRE OS DIAS 05 E 07 DE FEVEREIRO DE 2020 NO SITE: https://posgraduacao.uems.br/uems-sigpos/portal

DISCIPLINAS E HORÁRIOS - 1º SEMESTRE 2020

ELETIVAS - PARA ALUNOS ESPECIAIS E REGULARES:

CSE - Cultura, Sociedade e Economia - CH: 45h (Prof. Dr. Fabricio Antonio Deffacci)

DTD - Dinâmicas Territoriais e Desenvolvimento Sustentável - CH: 45h (Profa. Dra. Eliana Lamberti)

TUD - Turismo e Desenvolvimento - CH: 45h (Profa. Dra. Dores Cristina Grechi)

SPA - Sistemas Produtivos Agrários e Desenvolvimento Rural - CH: 45h (Prof. Dr. Omar Jorge Sabbag)* (*) Disciplina concentrada. Será ministrada de 23 a 27 de março de 2020 (manhã e tarde).

MIP - Modernização, Instituições Políticas e Desenvolvimento (CH: 45h) – (Prof. Dr. Jonattan Rodriguez Castelli)

CSA - Competitividade em Sistemas Agroindustriais - CH: 45h (Prof. Dr. Giovane Silveira da Silveira)

PSH – Processos Sócio-Históricos em MS – CH: 45h (Prof. Dr. Paulo Fernando Jurado da Silva)**

(**) Disciplina concentrada. Será ministrada de 06 a 10 de julho de 2020 (manhã e tarde)

TED - Tópicos Especiais em Desenvolvimento Regional - CH: 45h (Prof. Dr. Carlos Buesa Busón)

SEM II - Seminário II (Disciplina obrigatória) - CH: 30h (Profa. Dra. Rosenery Loureiro Lourenço)

OBRIGATÓRIAS - SOMENTE PARA ALUNOS REGULARES:

DPE - Desenvolvimento e Políticas Econômicas (Disciplina obrigatória) - CH: 45h (Prof. Dr. Fabricio José Missio e Dra. Laís Fernanda Azevedo).

TURNO

PSH

06 a 10/07/2020

(Paulo)

"Lamentar as experiências vividas é uma forma de impedir o próprio desenvolvimento" (Oscar Wilde)

O PPGDRS

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos da UEMS, Nível Mestrado - PPGDRS - está sendo estruturado desde 2007, com vistas também a verticalização do Ensino Superior na área de ciências sociais aplicadas. Exemplos de ações que corroboraram a construção desse programa foram a liberação de docentes para doutoramento, incluindo programas de doutorado de docentes e projetos com apoio e parceria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) e da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP –Dracena), entre outras.

A parceria com as demais instituições pode ser notada no Encontro Científico de Administração, Economia e Contabilidade (ECAECO), realizado anualmente na cidade de Ponta Porã-MS, que foi estrategicamente planejado, para ser um elemento de fomento das atividades científicas fortalecendo a interação interinstitucional e abrindo campo para a consolidação de programas de Pós-Graduação.  Esse evento científico foi reorganizado e planejado no ano de 2010 para constituir um dos degraus importantes para a consolidação de um programa de pós-graduação na região. Sua finalidade foi estratégica em definir sua área de atuação em desenvolvimento regional, inovação e agronegócios, buscando acompanhar os planos de criação de um mestrado em desenvolvimento regional. Atualmente o ECAECO ocorre junto com o Seminário Internacional de Integração e Desenvolvimento Regional (SIDER), que tem por objetivo formar redes de pesquisa e elaborar um aprofundamento das discussões que envolvem o tema de desenvolvimento regional, integração econômica e desenvolvimento de sistemas produtivos.

No ano de 2013 foi enviada a proposta de Mestrado “Stricto Sensu” em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão federal responsável pelo reconhecimento dos cursos de Pós-Graduação, sendo reconhecido para iniciar as suas atividades. Esse reconhecimento não foi uma construção isolada, pois a UEMS teve a cooperação de outras instituições de ensino e pesquisa, além de organizações ligadas à sociedade local. Cooperaram com esse Programa as IES que o nuclearam através de seus cursos de Pós-Graduação, como: o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, da UNIOESTE, Toledo/PR; o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da UTFPR, Pato Branco/PR bem como o Programa de Desenvolvimento Regional, da UNISC, Santa Cruz do Sul/RS. Também foram solidárias com essa proposta a Universidade Federal de Viçosa, através do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, através do Programa de Pós-Graduação em Administração, Departamento de Economia e Administração.

Como visto, o PPGDRS foi construído por várias mãos, é uma conquista da região e tem, no fomento ao seu desenvolvimento, um dos seus grandes objetivos.

COORDENADOR DO CURSO
Dr. Fabricio Antonio Deffacci