Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos - Ponta Porã

Corpo Docente

 

 

 

PERMANENTES

 

Dr. Carlos Otávio Zamberlan

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Doutor em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: Agronegócios, gestão, pequenas empresas, custo e qualidade.

 

Dra. Cláudia Maria Sonaglio

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no Curso de Ciências Econômicas e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Regional.


Dra. Dores Cristina Grechi

Possui graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (1998); mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília - UNB (2002) e Doutorado em Economia do Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011). Atualmente é professora/pesquisadora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Ministra aula nos cursos de graduação e Pós-Graduação em Turismo; no mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos e na especialização em Gestão Pública, modalidade EAD. É coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento e Gestão Pública e Privada do Turismo. Foi Vice-Presidente do Fórum de Turismo Regional Caminhos da Fronteira e Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Dourados, membro do Fórum Estadual de Turismo de Mato Grosso do Sul e conselheira do Convention & Visitors Bureau. Tem experiência na área de Turismo em planejamento e gestão de instâncias de governança. Líder do Grupo de Pesquisa Turismo: Planejamento, Gestão e Desenvolvimento/PLANGEDTur.


Dra. Eliana Lamberti

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1999). Especialista e mestre na área de Desenvolvimento Regional pela UFMS, doutora em Economia do Desenvolvimento pela UFRGS. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e pesquisadora dos temas relacionados ao desenvolvimento regional, relações socioeconômicas em região de fronteira ( Brasil / Paraguai) e Direito & Economia. Integrante dos grupos de pesquisa: Centro de Análise e Difusão do Espaço Fronteiriço (Cadef/UFMS) e Turismo: gestão, planejamento e desenvolvimento (Planged Tur/UEMS).



Dr. Fabrício Antonio Deffacci

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2005). Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2008). Doutorado em Ciências Sociais (2012) pela UNESP/Araraquara. Experiência em pesquisa teórica nas Ciências Sociais: 1) no âmbito da Sociologia enfoque na Sociologia do Conhecimento; 2) na Teoria Política enfoque na questão dos intelectuais. Destaca-se também a interface entre as duas áreas, demarcando os estudos realizados no campo da Sociologia Política. Atualmente atua na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS): coordenador do Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (UEMS/Ponta Porã), docente do Curso de Ciências Sociais (UEMS/Amambai), Coordenador do Curso de Ciências Sociais na modalidade EaD (UEMS/UAB/Capes).

 

Dr. Fabrício José Míssio

Graduado em Ciências Econômicas e Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Mestre em Economia pela UFPR (2006) e Doutor em Economia pelo Cedeplar/UFMG. Atualmente é professor do curso de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Dr. Jonattan Rodriguez Castelli

Doutor e mestre em economia, com ênfase em desenvolvimento econômico, pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS (PPGE-UFRGS). Possui graduação em ciências econômicas (2010) pela Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente ocupa o cargo de professor efetivo do curso de economia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), na unidade de Ponta Porã. Tem interesse nas áreas de: economia do desenvolvimento, mudança tecnológica, institucionalismo, história econômica e economia brasileira. Co-fundador e coordenador do Grupo de Estudos da Abordagem Institucionalista de Thorstein Veblen (GEMAV).

 

Dra. Laís Fernanda de Azevedo Silva

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (2011), pós graduação em Marketing do programa de MBA - Marketing Comunicação e Mídia pela universidade UniCesumar (2014), mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande Sul (2016). Doutora em Economia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós Graduação em Economia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta no curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

 

Dr. Moisés Centenaro

Graduação em Administração pela Faculdade de Ciências Administrativas de Ponta Porã (1994), mestrado em PRODUÇÃO E GESTÃO AGROINDUSTRIAL pela Universidade Anhanguera Uniderp (2005) e DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2012). Atualmente professor Adjunto da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul atuando no curso de graduação em Administração, Administração Pública EaD, Pós-Graduação em Gestão Pública Ead, Engenharia Física e Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos. Tem experiência na área: Agronegócio, Empreendedorismo, Logística, Cooperativismo e Desenvolvimento Regional.


Dr. Omar Jorge Sabbag

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/FEIS (2000), mestrado em Agronomia (sistemas produtivos e gestão) pela UNESP/FEIS (2002), doutorado em Geografia (planejamento ambiental e gestão) pela UNESP/FCT (2006) e pós-doutorado em Zootecnia (políticas públicas e desenvolvimento) pela UNESP/FEIS (2012). Atualmente é professor da UNESP/FEIS e docente orientador no programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (UEMS). Tem experiência em Economia e Gestão do Agronegócio, com atuação em: análise de investimentos e riscos, análise de eficiência, empreendedorismo rural e gestão, políticas públicas para o agronegócio e desenvolvimento regional.

 

Dr. Paulo Fernando Jurado da Silva

Graduado no curso de licenciatura em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Presidente Prudente (2008), mestre (2011) e doutor (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT, UNESP de Presidente Prudente com a realização de estadia de investigação científica na Pontifícia Universidad Católica de Chile, Santiago, e na Universidad de Buenos Aires, Argentina, bem como doutorado-sanduíche pela Universidad de La Habana (Cuba). Foi professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Presidente Prudente nos cursos de Geografia e Arquitetura e Urbanismo. Atualmente, é Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul, professor adjunto efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), nos cursos de Geografia, bacharelado e licenciatura, local em que exerceu o cargo de gestão da Unidade Universitária de Campo Grande como gerente, bem como é líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Território e Redes (GTTER) e credenciado como docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos da UEMS, Ponta Porã. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica e Pensamento Geográfico, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica urbana e econômica, uso corporativo do território, poder, telecomunicações e tecnologias. Contato: pfjurado@uems.br


Dra. Rosele Marques Vieira

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Economia do desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Gerente da Unidade deEnsino de Ponta Porã, atuando nos cursos de graduação em Economia,Administração pública(EAD) e mestrado em desenvolvimento regional e setores produtivos(PPGDRS). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em desenvolvimento regional, mercado de trabalho,conjuntura econômica, desenvolvimento e crescimento econômico, modelo estrutural-diferencial e medidas regionais. 


Dra. Rosenery Loureiro Lourenço

Possui doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018), mestrado em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (2010), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná (2007). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: controle gerencial, gestão pública, pesquisa contábil, educação pública.

 

COLABORADORES

 

Dr. Carlos Buson Buesa

Bacharel em Ciências Geológicas com nivel de Mestrado (1990, Universidade Complutense de Madri, Espanha), com formação continuada em Estudos sobre Impactos Ambientais (1990, Instituto Tecnológico GeoMinero de Espanha), Estudos aprofundados em Geografia Humana e Económica, Diploma de estudos avançados (DEA). (2003, 2007, Universidade de Educação a Distancia-UNED, Espanha), Especializações em Software Livre (2007, UNED), Análise de Meios de Comunicação (2007, UNED), Sistemas Interativos de Comunicação (2008, UNED) e Tecnologias Integradas e Sociedade do Conhecimento (2008, UNED). Mestre em Comunicação e Educação em Redes (2010, UNED), Espaço Europeu de Educacão Superior-EEES, Doutor em Comunicação e Educação em Entornos Digitais (2011, UNED, EEES). Desempenhou trabalhos de geólogo em empresas do ramo. Foi docente dos ensinos médio e superior, e de cursos profissionalizantes. Realizou trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de materiais educativos transmedia no Centro de medios audiovisuales da UNED (CEMAV). Atualmente dealiza pesquisa pos doutoral na UEMS na área de Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos com o projeto Caminho para os Ervais e a Paisagem cultural Ervateira. Professor de programas de Mestrado na Espanha, México e Colômbia. Atua como consultor em trabalhos com modelagem de programas e projetos infopedagógicos para ambientes virtuais de aprendizagem voltados para a educação.

 

Dr. Giovane Silveira da Silveira

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados, Mestre em Educação e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 

 


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato