Direitos Difusos e Coletivos (Dourados)

Eventos

14 a 16 de Agosto de 2017 - Realização da 3ª Mostra de Trabalhos Cientificos do Curso de Graduação em Direito, em parceria com o Curso de Pós-Graduação em Direitos Difusos e Coletivos da UEMS/Dourados MS.

OBJETIVOS ALCANÇADOS:

Considerando o elevado incremento de resumos simples e expandidos, inscritos e apresentados, por ocasião da referida Mostra Jurídica, seja, com relação à quantidade (em torno de 80); seja, em relação à qualidade dos trabalhos, com conteúdos estudados e/ou pesquisados pelos alunos dos Cursos de Graduação em Direito e de Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Difusos e Coletivos/UEMS, e de outras IES; e, ainda por docentes em capacitação (Mestrado e Doutorado); com desenvolvimento e maior aprofundamento de temas de várias areas do Direito, abordadas sob diferentes aspectos, com viés crítico, e considerável diversidade de problemas socio-jurídicos contemporâneos.

Pode-se afirmar que, diante da quantidade e da qualidade dos trabalhos, em horário de aula, nas salas do 1º ao 4º ano do Curso de Graduação de Direito da UEMS/Dourados-MS, produziu elevado intercâmbio de conhecimentos entre  alunos e professors dos Cursos de Graduação em Direito e da Pós-Graduação em Direitos Difusos e Coletivos; seja, em suas respectivas apresentações; seja, como membros bancas examinadoras (técnicos, docentes e alunos da Pós-Graduação lato sensu em Direitos Difusos e Coletivos), atendendo o que preconizam os respectivos Projetos Pedagógicos.

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS:

1. Apresentação de 58 (cinquenta e oito) resumos expandidos e 21 (vinte e um) resumos simples: pelos alunos do 1º ao 5º ano do Curso de Graduação em Direito da UEMS e outra IES; do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Difusos e Coletivos UEMS/Dourados-MS; e, ainda, por docentes em capacitação (Mestrado e Doutorado);
  2. A participação de alunos e egressos de cursos jurídicos, na qualidade de pós-graduandos, apresentando trabalhos (resumos simples ou expandidos); ou, como membros das bancas examinadoras;
  3. O avanço na quantidade e na qualidade dos trabalhos apresentados em relação às Mostras anteriores (2015 e 2016), que serão encaminhados para publicação na REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA - RJDSJ, no link: https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ, possibilitando a inclusão desses trabalhos nos curriculo lattes de seus autores e co-autores;
  4. Participação de acadêmicos de todas as séries, com envolvimento, intercâmbio de conhecimentos e interação entre discentes e docentes  da Graduação e Pós-Graduação em Direito.

CONTRIBUIÇÕES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UEMS/DOURADO

1. Interação e intercâmbio de conhecimentos entre o Corpo Docente e Discente dos respectivos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito, quanto ao Ensino, Pesquisa e Extensão;
  2. Ampliação e incentivo à produção jurídica, acadêmica e científica, estimulando docentes, discentes e técnicos dos respectivos Cursos à publicação de artigos e trabalhos em revistas especializadas.

Objetivos do Programa
Áreas de Concentração