Educação (Campo Grande)

Disciplinas

*Divulgado Calendário e horário de disciplinas 2022 (ver ao final da pagina)

 


BÁSICAS (Obrigatórias)

 

Organização do Trabalho Didático: fundamentos teóricos e práticos

Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03

Ementa:

A construção histórica da organização do trabalho didático. Vertentes teóricas que orientam a prática pedagógica.  A função da escola na sociedade e a relação com a prática docente. A sala de aula: a relação educativa (professor-aluno); conteúdos escolares; instrumentos, recursos e tecnologias; avaliação.

 

Formação Docente para a Educação Básica

Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03

Ementa:

Políticas públicas de formação docente no Brasil. A relação Educação, Estado, Sociedade e a Formação de professores. Perspectivas atuais para a formação de professores. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. A profissionalização docente e a questão da identidade do ser professor/educador. A formação de Professores/educadores para a educação básica. Políticas de currículo e formação de professores no Brasil. Formação de professores reflexivos.

 

Seminário de Pesquisa em Educação I

Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03

Ementa:

 Exposição e aprofundamento das principais epistemologias que vêm informando as pesquisas na área de educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo e as novas abordagens decorrentes das críticas a essas epistemologias. Realização de estudos teóricos e metodológicos de investigação científica visando à discussão e reelaboração dos projetos de pesquisas que constituem o assunto da dissertação dos alunos ingressantes no Mestrado em Educação.

 

Seminário de Pesquisa em Educação II

Carga Horária: 60 h/a Créditos: 04

Ementa

Discussão das etapas iniciais de reorganização dos projetos de pesquisa dos discentes. Refinamento dos objetos de pesquisa, delimitação clara dos objetivos e das metodologias. Procedimentos de pesquisa; levantamento, tratamento, organização de fontes e plágio. Diretrizes, normas e padrões para trabalhos científicos. Plataforma Lattes (CNPq). Plataforma Brasil. Discussão dos projetos de pesquisa e da proposta de intervenção.

 

ELETIVAS

 

Currículo escolar e a produção de identidade/diferença

Carga Horária: 60 h/a Créditos: 04

Ementa:

 A disciplina apresenta uma discussão sobre as diferentes concepções de currículo e suas implicações na educação escolar. Reflete sobre as teorias tradicionais, críticas e pós- críticas de currículo e os processos de produção de identidades/diferenças. Analisa/discute o currículo como construção social, como artefato da cultura, portanto, envolvido em relações de saber/poder e sujeito a múltiplas interpretações; currículo e a desconstrução da mesmidade; currículo, diferença e o espaço escolar.

 

Tópicos Especiais de Literatura Infantil

Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03

Ementa:

Conceitos de Literatura Infantil. A produção material da literatura infantil. Perspectiva histórica de infância. Literatura clássica e contemporânea. Dimensões da literatura infantil: histórica, estética, pedagógica. A Literatura Infantil na escola moderna.  A leitura do texto literário. Obras e autores. Elementos para uma metodologia de ensino da literatura.    

 

Tópicos Especiais em Educação: Fundamentos da Teoria Crítica: Educação e Estética

Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03

Ementa:

Introdução aos discentes de categorias centrais da Teoria Crítica da Sociedade, como: Dialética do Esclarecimento; Indústria Cultural; Barbárie; Emancipação; Experiência Estética; Arte; Narrativa; Leituras Contemporâneas.

 

Tópicos Especiais em Educação: Pensamentos Científicos e Metodologias de Pesquisa

Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03

Ementa:

Ciência como superação da agonia; Espírito científico e a busca pela verdade; Conceitos de verdades; Falácias argumentativas; Hipóteses, Metodologias, Epistemologias e Teorias; Tipos de pesquisa; Métodos de pesquisa em ciências humanas; Epistemologias de ciências humanas; Técnicas estatísticas de pesquisa; Projeto de pesquisa.

 

Processos de gestão da educação básica

Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03

Ementa:

Concepção de Estado. A relação entre Estado, governo, sociedade e educação expressa em políticas públicas sociais. Política educacional: formulação, implementação e suas implicações para o sistema de ensino. Concepção de administração e gestão escolar.  Organização e gestão do trabalho escolar.

 

Itinerários Culturais

Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03

Ementa:

Educação e cultura. Arte na formação do educador. O ensino da arte na escola: aplicações práticas. O refinamento da sensibilidade por meio das múltiplas artes. O espaço da arte no mundo. O cinema e as artes plásticas como ferramentas pedagógicas. Leitura fílmica.  O teatro na escola - texto e representação, contexto, materiais, modalidades de representação teatral: fantoches, máscaras, sombras, pantomimas. Música erudita x música popular. Estilos, instrumentos e repertórios musicais. O corpo como instrumento musical.

 

Formação de Professores em Alfabetização

Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03

Ementa:

Trajetória da alfabetização no âmbito da história da educação do Brasil: dos primórdios aos tempos atuais. As políticas públicas de formação do professor em alfabetização implementadas pelo Estado brasileiro (década de 1990 e século XXI). Abordagens teóricas da alfabetização no Brasil: procedimentos e recursos didáticos no ensino da leitura/escrita. A literatura infantil e a alfabetização/letramento. Pesquisas sobre a alfabetização no Brasil e em Mato Grosso do Sul (1979 a 2021).

 

Educação Especial e Processos de Escolarização

Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03

Ementa:

Aspectos históricos e filosóficos da educação especial. O processo pedagógico em educação especial. Educação especial e currículo. Proposta pedagógica no processo de inclusão escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais. Práticas pedagógicas direcionadas às pessoas com necessidades educacionais especiais.

 

Educação e Relações Étnico-Raciais no Brasil

Carga Horária: 60 h/a Créditos: 04

Ementa:

Os Movimentos Sociais e a educação. A formação sócio-histórico-político e econômico da sociedade brasileira e as diferentes etnias. Etnia/Raça e a indissociabilidade com outras categorias de diferenças. Pesquisa e formação de professores para a educação das relações étnico-raciais. A História e a Cultura étnica nas políticas educacionais e no currículo escolar.

Os processos próprios de ensino e de aprendizagem na Educação Indígena; dos etnoconhecimentos, dos códigos culturais; das tradições dos diferentes grupos étnicos, bem como das interações históricas, dos conflitos, dos encontros e dos confrontos interétnicos presentes na sociedade brasileira e nas instituições escolares.

 

Educação, Cultura e Sexualidade

Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03

Ementa:

A natureza histórica da Educação Preventiva das Doenças Sexualmente Transmissíveis e da Aids. Vertentes teóricas que tratam das questões de gênero, história e sexualidade. Análise das Ações pontuais e Programas de Prevenção das DST e da Aids desenvolvidos com diferentes Populações Indígenas e Vulneráveis. As relações entre gênero e classe social. As relações entre a mulher e o mundo do trabalho na sociedade contemporânea. As sexualidades como objeto das ciências sociais e da saúde. Estudos sobre o homoerotismo, saúde, história e educação do corpo e dos sentidos: corporalidade, gênero e identidades sexuais no Brasil e no mundo.

 

História da Educação Brasileira

Carga Horária: 60 h/a Créditos: 04

Ementa:

A educação no Brasil colonial por meio da ação jesuítica. As reformas pombalinas. O desenvolvimento do sistema de escolarização público brasileiro nos séculos XIX e XX. A escola primária, as escolas isoladas, os grupos escolares, as escolas secundárias e as escolas normais. O escolanovismo e a campanha de escolarização da primeira metade do século XX. A regulamentação da escola e as propostas pedagógicas produtivista e contra-hegemônicas.

 

Tecnologias Digitais, Ensino e Aprendizagem

Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03

Ementa:

Abordagens do uso de tecnologias digitais (Instrucionismo e Construcionismo) em processos educativos. Os seres-humanos-com-mídias e seres-humanos-com-internet no contexto escolar. Tecnologias Digitais, Pensamento e Desenvolvimento. Processos de integração de Tecnologias Digitais ao Currículo Escolar

 

 Trabalho e Educação

Carga Horária: 60 h/a Créditos: 04

Ementa:

Trabalho e Educação: Estado, Educação, sociabilidade e formação humana. Reformas institucionais, reestruturação produtiva, mercado de trabalho e novas qualificações requeridas. As reformas nas políticas educacionais do Ensino Médio e a formação profissional técnica em nível médio.

 

Tópicos Especiais em Educação

Carga Horária: 45 h/a Créditos: 03

Ementa:

A ementa desta disciplina atenderá a oferta de temas emergentes de forma a subsidiar projetos e perspectivas de pesquisa no âmbito do Programa.

 


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato