Educação (Campo Grande)

Eventos realizados pelo Profeduc:

III SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PROFEDUC

26 de novembro de 2019 - 08h às 17h

Unidade Universitária de Campo Grande/UEMS

Neste ano de 2019, realizamos o “III Seminário Integrador”, A Pós-Graduação em Educação: Produção de Conhecimento e Formação de Professores, do Mestrado Profissional em Educação pensando as contribuições da pesquisa em educação e sua relação com a escola pública e a formação de professores. O Profeduc tem como foco a qualificação de educadores que já vêm atuando na educação básica. Com isso, pretende-se refletir sobre as contribuições das pesquisas interventivas aplicadas nas escolas públicas. Nesse panorama, a UEMS tem firmado parcerias com as redes públicas de ensino no sentido de direcionar vagas específicas para professores da educação básica que comprovem vínculo com essas redes e intenciona ampliar essas parcerias. Os Seminários Integradores são encontros científicos realizados anualmente pelo Programa, cujo objetivo é acompanhar os egressos. A atividade contará com a participação de pesquisadores, dirigentes educacionais, dos discentes e dos egressos, além de alunos de graduação e convidados externos, entre esses profissionais da Educação Básica.

Colóquios de Pesquisa do PROFEDUC:

Colóquio da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Diversidade, com o tema “Identidade Étnico-Racial, Gênero e Sexualidade nas Pesquisas em Educação”.

28 de outubro de 2019 – 19h às 22h

Palestrantes: Profa. Dra. Josiane Peres Gonçalves (UFMS) e Prof. Dr. Carlos Magno Naglis Vieira (UCDB).

Lançamento do E-book: Diálogos sobre Identidade Étnico-Racial, Gênero e Sexualidade - caminhos para a transformação, Léia Teixeira Lacerda, Bartolina Ramalho Catanante e Cristiane Lima Pereira (Orgs).

Colóquio de Alfabetização da Linha de Pesquisa Organização do Trabalho Didático

12 de novembro de 2019 - 19h às 22h.

Unidade Universitária de Campo Grande/UEMS

Palestrantes: Enilda Fernandes (UFMS)

Conversando sobre alfabetização, ler e escrever: o problema na sua origem.

Iara Augusta da Silva (UEMS)

História da alfabetização no Estado de Mato Grosso do Sul: a utilização de cartilhas nas escolas públicas (1979-2017).

Colóquio da Linha de Pesquisa Organização do Trabalho Didático

09 de setembro de 2019 – 19h às 22h

Unidade Universitária de Campo Grande/UEMS

Tema: Fontes de pesquisa na área social e o site do Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves

Palestrante: Gilberto Luiz Alves

Eventos interinstitucionais:

O Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação ( Profeduc) congrega dois grandes eventos de pesquisa. O primeiro é a Jornada Brasileira de Educação e Linguagem e o segundo é o Encontro de Políticas e Práticas de formação de Professores,  um evento itinerante que congrega todos os Programas de Pós Graduação em educação  de Mato Grosso do Sul e está na sua VII edição. Abaixo o histórico de suas edições a partir da criação do  Profeduc em 2012:

I Jornada Brasileira de Educação e Linguagem - Tema: Educação Contemporânea - Diálogos Emergentes
Edital :  Chamada FUNDECT N° 08/2014 ? PAE -Coordenador • Léia Teixeira Lacerda- 2014

II Jornada Brasileira de Educação e Linguagem - Tema: Base Nacional comum curricular e as politicas públicas.
Edital :  Chamada CNPq  -Coordenador • Enilda Fernandes- 2016

V Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e II Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de MS (ANPAE/MS)
Edital: Chamada FUNDECT N° 02/2013 ? PAE-MS- Coordenação: Jeferson Carrielo do Carmo (UCDB)- 2013

VI Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e II Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação de MS (ANPAE/MS)