Educação (Campo Grande)

Convênios Internacionais

O Programa desenvolve ações de cooperação e intercâmbio por meio de redes de pesquisa, projetos de cooperação nacional e internacional. Há a participação de dois docentes e quatro discentes em um Acordo de Cooperação com a Glendon College-York University, campus e faculdade da York University, uma universidade pública, fundada em 1959 por meio da legislação da província de Ontario, com sede na Avenida Bayview n. 2275, na Cidade de Toronto – Canadá (Acordo de Cooperação n° 688/12). Nele trabalhamos com pesquisas nas áreas de interesses mútuos com uma ênfase especial à educação básica, formação de professores, bilinguismo e educação bilíngue, educação e diversidade e educação especial.

Em 2017, a UEMS firmou um Protocolo de intenções com a Escola Superior Pedagógica do Bengo – ESPB, com endereço à Rua Direita da Açucareira Caxito – Bengo. Nesse acordo participam o Mestrado Profissional em Educação e o Mestrado em Letras. Dentre as atividades a serem desenvolvidas, destacam-se: a) Intercâmbio de docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes; b) Implementação de projetos conjuntos de ensino, pesquisa e extensão; c) Promoção de palestras e simpósios; d) Intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, tais como congressos, colóquios, seminários; e) Promoção de atividades de formação de docente, pesquisador, técnico e estudante. Em 2017, a universidade recebeu pesquisadores de Angola e recentemente, em meados do mês de maio de 2018, duas docentes do Mestrado Profissional em Educação e Mestrado em Letras realizaram viagem técnica até ao Bengo para desenvolver seminário integrador, oficinas, palestras e firmar ações de formação continuada de professores.

Em 2018, a Profa. Dra. Lucilene Soares da Costa, docente do Mestrado Profissional em Educação participou do Seminário metodológico das didácticas e letras, desenvolvendo oficinas na escola superior do Bengo- Angola. A oficina foi ofertada para professores da educação básica e da educação superior e teve como temáticas "Estratégias de Promoção de Leitura na Sala de Aulas - Ensino primário e II Ciclo )" e " Estratégias para trabalhar o texto em sala de aula."(ESP-Bengo, 16 de Abril de 2018)

Em 2018, iniciou-se um trabalho na Rede Universitária da Rota Latinoamericana (UniRila), já referido, engloba as seguintes universidades:  1. BRASIL (Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Anhaguera – Uniderp, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul); 2. PARAGUAI (Universidad Autonôma de Asunción); 3. ARGENTINA (Universidad Nacional de Salta, Universidad Nacional de Jujuy); e 4. CHILE (Universidad Católica do Norte do Chile, Universidad de Antofagasta). Nessa Rede, desenvolvemos  um projeto no qual  atuam 3 docentes e dois discentes do Profeduc, desenvolvendo ações de pesquisa que buscam conhecer melhor as realidades locais e identificar situações de vulnerabilidade e risco, com foco na educação, com vistas a contribuir para a melhoria das condições de vida por meio de projetos educacionais que atendam a necessidade das populações dos territórios integrantes do Corredor Rodoviário Bioceânico.

Em agosto de 2018, professores, assessores, técnicos e o Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) estiveram em Assunção, no Paraguai, para assinar um convênio com a Universidade Nacional de Assunção (UNA). O convênio permitirá mobilidade de professores e alunos, além do desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa em conjunto entre as Universidades. A comitiva da UEMS contou com a participação dos professores Dr. Antônio Sales e Dra Patrícia Alves Carvalho, do Curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Unidade de Campo Grande – MS. Nessa viagem foi firmada a parceria entre UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Brasil) e UNA- Universidade Nacional de Assunção (Paraguay), para o ensino, pesquisa e extensão. Destaca-se que as universidades compõem a Rede de Universidades da RILA (Rota de Integração Latino-Americana). Além da assinatura de convênio, os professores da UEMS conheceram os cursos e pesquisas da UNA, para criarem frentes de mobilidade e integração de pesquisas. Os representantes do curso explicaram o funcionamento do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação aos profissionais do departamento de Educação, sinalizando o interesse em receber e enviar acadêmicos para estreitar a integração entre as pesquisas, uma iniciativa de aproximação entre os professores, buscando viabilizar possíveis processos de mobilidade, e consolidar convênio. Os docentes da UEMS fizeram explanação sobre o processo pedagógico dos cursos de graduação e Pós-Graduação, e puderam conhecer o trabalho realizado na UNA, no departamento de Educação, que conta com uma escola de educação básica que faz parte da faculdade de educação da UNA.

No tocante às redes de pesquisa constituídas destacamos:

  1. a) A Rede de pesquisa em Educação Especial em Mato Grosso do Sul que pode ser acessada em: https://pesquisaeems.wordpress.com;
  2. b) Rede de Pesquisa Internacional para América Latina, Europa e Caribe (Rede ALEC) http://www.unilim.fr/alec/events/event/1er-encuentro-de-investigadores-de-la-red-alec-brasil-francia/ ;
  3. c) Rede de Estudos e Pesquisas sobre Planejamento e Gestão Educacional (REPLAG): https://redeplanejamento.wixsite.com/replag.

Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato