Educação (Campo Grande)

Interações com a Sociedade

O Programa de Mestrado Profissional em Educação (Profeduc) tem trazido importante contribuição para a comunidade regional, por meio da formação de educadores para a educação básica do Estado de Mato Grosso do Sul e demais estados circunvizinhos. É visível grande melhoria na formação profissional de educadores que atuam nas redes públicas de ensino. Tal assertiva é expressa na aplicação das propostas de intervenção. As dissertações versam sobre um problema encontrado nessa etapa da educação e apresentam uma proposta de intervenção. Estão em vigência os Acordos de Cooperção celebrados entre a UEMS e o Iinstituto Federal de Mato Grosso do Sul  - IFMS e entre a UEMS e a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul - SDE/MS, os quais tem como objeto a reserva de 40% (quarenta por cento) das vagas, em se trtando da SED/MS e 20% (vinte por cento) no caso do IFMS para atender profissionais da Educação, vinculados à Educação Básica. 

O Programa tem na sua matriz curricular as atividades complementares. Trata-se de um componente curricular obrigatório de múltiplos formatos, que visam complementar a formação do discente no que tange ao aprofundamento de estudos e pesquisa, ampliar o seu conhecimento teórico-prático, fomentar a prática de trabalhos integrados entre grupos. Duas atividades permanentes compõem esse componente curricular: os Colóquios Pedagógicos e os Seminários Integradores. Os Colóquios Pedagógicos constituem-se de sessões de debate, palestras e seminários que visam o tratamento de tema específico de interesse das linhas de pesquisa do Programa e são organizados mensalmente pelas coordenações de Linha de Pesquisa. Tem o objetivo de fomentar a produção de conhecimento, disseminar conhecimentos e subsidiar as pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa. Além disso, tem como finalidade promover a integração entre pesquisadores, estudantes da graduação, pós-graduação e educadores da educação básica.
Os Seminários Integradores são encontros científicos realizados anualmente pelo Programa, cuja finalidade é acompanhar os egressos do Programa. Contam com a participação dos discentes do Programa e dos egressos, além de alunos de graduação e convidados externos, entre esses profissionais da educação básica. Nessa sessão, os egressos são convidados a expor a pesquisa desenvolvida no Programa e sua proposta de intervenção, destacando os desdobramentos/impactos da sua formação como profissional da educação básica.

Pesquisas Interventivas

As pesquisas realizadas no âmbito do Profeduc têm como premissa básica a intervenção na realidade educacional relacionada à esfera de atuação do PPGE. Para tanto, os temas das investigações docentes e discentes relacionam-se diretamente com problemas educacionais e a conjuntura extraída da prática pedagógica das escolas e da realidade educacional, em especial, no Estado do Mato Grosso do Sul e nos municípios circunvizinhos, tal como indicamos na descrição dos projetos de pesquisa.

Todas as dissertações trazem a pesquisa aplicada com uma proposta de intervenção na realidade educacional, sendo que, no ano de 2019, a maior parte delas (89%), foram desenvolvidas nas escolas públicas do sistema de ensino estadual e municipal.

As pesquisas aplicadas desenvolvidas pelo PPGE têm indicado importante relevância social na medida em que aprimora a qualificação do corpo docente da educação básica e as práticas educativas nos ambientes onde ocorreram a intervenção, desenvolve metodologias e materiais didáticos inovadores. No ano de 2019 e 2020, algumas delas tornaram-se referência na área educacional pelo caráter inovador e de impacto no contexto educacional, tal como detalhado no anexo “Pesquisas Interventivas 2019”.


Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
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