Linhas de Pesquisa
Organização do Trabalho Didático Esta Linha de Pesquisa incide sobre o trabalho didático, aqui entendido como uma relação entre educadores e educandos, mediada por conteúdos e tecnologias e estabelecida num espaço físico determinado. A natureza histórica do trabalho didático impõe que esses elementos sejam pesquisados em estreita relação com as condições materiais de cada tempo e lugar. Significa pesquisar a escola de hoje na sua função especificamente pedagógica, apreender as teorias e objetivos que norteiam a sua ação, os recursos instrumentais, materiais e humanos utilizados na consecução desses objetivos. Isso deve colocá-la frente ao aluno concreto que ela abriga em seu interior, com vistas a desempenho e resultados qualitativamente mais avançados e comprometidos com a transformação do aluno e da prática social. Docentes: Ana Paula Camilo Pereira; Antonio Sales; Carla Villamaina Centeno; Érika Porceli Alaniz; Frederico Fonseca Fernandes; Iara Augusta da Silva; Jaqueline Daniela Basso; Kátia Cristina Nascimento Figueira; Lucilene Soares da Costa; Nedina Roseli Martins Stein; Rafael Oliveira Fonseca; Samira Saad Pulchério Lancillotti; Vilma Miranda de Brito.
Formação de Professores e Diversidade Essa linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver investigações a respeito da formação de professores que atuam diretamente com as diferentes populações presentes no cotidiano escolar. A constituição étnica da população brasileira é formada por indígenas – aldeados e/ou urbanos — quilombolas, afro-brasileiros, imigrantes europeus, orientais, latinos americanos e por pessoas com necessidades educacionais especiais. Essa característica se presentifica também no Estado de Mato Grosso do Sul e exige do educador um olhar para as singularidades próprias dos alunos e de cada grupo social, necessitando, portanto da construção de uma didática fundamentada no diálogo do conhecimento entre o universal e o singular. Isto pressupõe que o educador além de promover a apropriação do conhecimento por parte do aluno, deve valorizar a origem e a construção da identidade destes, identificando a contribuição dos diferentes grupos na sociedade. Dessa forma, essas investigações, possibilitarão a valorização e a promoção dos direitos humanos, por meio dos temas relativos a gênero, identidade de gênero, raça e etnia, religião, orientação sexual, pessoas com deficiência, entre outros, bem como práticas educativas que contribuam para a igualdade e para o enfrentamento de todas as formas de preconceito, discriminação e violência sob todas as formas. Docentes: Ademilson Batista Paes; Bartolina Ramalho Catanante; Celi Corrêa Neres; Gabriela Di Donato Salvador Santinho; Keyla Andrea Santiago Oliveira; Léia Teixeira Lacerda; Marcos Antonio de Oliveira; Marsiel Pacífico; Sirley Lizott Tedeschi; Walter Guedes da Silva; Patricia Alves Carvalho. |

Dissertações