Educação (Campo Grande)

Linhas de Pesquisa

 Linhas de Pesquisa

As pesquisas desenvolvidas no Programa são realizadas em torno de duas Linhas de Pesquisa denominadas Organização do Trabalho Didático (OTD) e Formação de Professores, Culturas e Diversidade (FPCD).

Organização do Trabalho Didático

A linha de pesquisa OTD incide sobre a organização do trabalho didático nas instituições educativas. A organização do trabalho didático é aqui entendida como uma relação entre educadores e educandos, mediada por conteúdos, procedimentos técnico-pedagógicos e tecnologias educacionais. A natureza histórica do trabalho didático impõe que esses elementos sejam pesquisados em estreita relação com condições concretas de cada tempo e lugar. Significa pesquisar a escola e os espaços educativos na sua função pedagógica e naquelas decorrentes do aprofundamento da divisão do trabalho no âmbito da educação, abarcando a estrutura administrativa. Para além do trabalho docente em sentido estrito, considera-se a organização do trabalho escolar composta por relações de poder estabelecidas no interior das instituições educativas em consonância com as transformações no cenário político e econômico. Considera-se como objeto de análise a atuação do Estado no desenho das políticas educacionais e as implicações para a reorganização do trabalho na escola, tais como: gestão escolar, financiamento, condições de trabalho docente, relação público-privado. Insere-se, nessa linha, o estudo historiográfico de análise da constituição das instituições escolares, entendidas como locais com organização jurídica e material de ação social em que se estabelecem as relações de poder, concretas e simbólicas, a constituição da identidade dos sujeitos envolvidos e o seu lugar como repositório da memória e história de modo imbricado. Isso deve colocar o educador pesquisador frente ao trabalho concreto que se desenvolve na escola e nos demais espaços educativos, com vistas ao desempenho e resultados qualitativamente mais avançados e comprometidos com a formação do educando e, em última instância, com a transformação da prática social.

DocentesAna Paula Camilo Pereira; Antonio Sales; Carla Villamaina Centeno; Érika Porceli Alaniz; Frederico Fonseca Fernandes; Iara Augusta da Silva; Jaqueline Daniela Basso; Kátia Cristina Nascimento Figueira; Lucilene Soares da Costa; Nedina Roseli Martins Stein; Rafael Oliveira Fonseca; Samira Saad Pulchério Lancillotti, Walter Guedes da Silva.

 

Formação de Professores, Culturas e Diversidade

A linha de pesquisa FPCD terá como objetivo investigar a formação de professores e educadores e suas atuações com os diferentes grupos que constituem a sociedade brasileira e sua inserção em fronteiras internacionais e limites nacionais de Mato Grosso do Sul, como: indígenas - aldeados e/ou urbanos - quilombolas, afro-brasileiros, imigrantes europeus, orientais, latinos-americanos e povos das águas, de forma a promover, além da apropriação do conhecimento por parte do discente, a construção da identidade da infância à vida adulta, valorização e promoção dos direitos humanos valorizando as artes, por meio de temas relativos às culturas, às identidades, aos gêneros, às raças e etnias, às religiões, às orientações sexuais, às pessoas com necessidades educacionais especiais, bem como práticas educativas que contribuam para o respeito às diferenças, acolhimento e inclusão de todo tipo de diversidade, compreendendo a pluralidade presente nos espaços educativos escolares e não escolares. Espera-se, portanto, que as pesquisas desenvolvidas nessa linha façam o enfrentamento de todas as formas de injustiça social, preconceito, discriminação e violência, considerando que a educação, em especial a escola, é um espaço privilegiado para formação de trocas culturais, ampliação e constituição de cultura.

Docentes: Ademilson Batista Paes; Bartolina Ramalho Catanante; Celi Corrêa Neres; Gabriela Di Donato Salvador Santinho; Keyla Andrea Santiago Oliveira; Léia Teixeira Lacerda; Marcos Antonio de Oliveira; Marsiel Pacífico; Sirley Lizott Tedeschi; Patricia Alves Carvalho.

 

Objetivos do Programa
Áreas de Concentração
Linhas de Pesquisa
Disciplinas
Corpo Docente e Discente
Documentos e Formulários
Processo Seletivo
Bolsas
Produção
Infraestrutura
Apoio Financeiro
Inserção Social
Cronogramas
Banco de Teses e
Dissertações
Eventos
Egressos
Links Úteis
Pós Doutorado
Interações com a Sociedade
Contato